Um novo estudo da Juniper Research revela que quase 6 em cada 10 (57%) grandes corporações estão considerando ativamente ou estão no processo de implantação da tecnologia blockchain.
Quase 400 fundadores, executivos, gerentes e TI da empresa responderam ao Blockchain Enterprise Survey. Entre as empresas que atingiram o estágio PoC (Prova de Conceito), dois terços (66%) esperavam que a cadeia de blocos fosse integrada em seus sistemas até o final de 2018.
Usando os dados da pesquisa, o relatório identificou empresas que, por exemplo, estão usando blockchain para registro de terras e como moeda fiduciária digital, mas que cada uma dessas oportunidades, a escala e a variedade de barreiras eram significativas.
A pesquisa afirmou que as empresas que mais se beneficiam da cadeia de blocos incluem aqueles com:
- Uma necessidade de transparência e clareza nas ações;
- Uma dependência atual dos sistemas de armazenamento legado em papel;
- Um alto volume de informações transmitidas.
No entanto, a Juniper argumentou que, embora a percepção de blockchain e seus benefícios tenha aumentado drasticamente nos últimos 12-18 meses, havia o perigo de que as empresas pudessem buscar a implantação de blockchain sem ter considerado as opções alternativas. De acordo com o autor da pesquisa, Dr. Windsor Holden: "Em muitos casos, a mudança sistêmica, ao invés de tecnológica, pode ser uma solução melhor e mais barata do que a cadeia de bloqueios, o que poderia potencialmente causar perturbações internas e externas significativas".
Na verdade, a pesquisa descobriu que as empresas podem ter subestimado a escala do desafio blockchain. Para questões como a interoperabilidade, a proporção de entrevistados que expressaram preocupações aumentou progressivamente à medida que as empresas avançam para a implantação total.