Pesquisa diz que grandes corporações estão migrando para a nuvem para gerenciar grandes volumes de dados

0

A TGT Consult, empresa de consultoria em gestão de TI e parceira da ISG (Information Services Group) nos relatórios ISG Provider Lens Brasil e América Latina, divulga nesta quarta-feira, 31, os resultados da segunda edição da única pesquisa anual que detalha e compara os serviços de nuvem híbrida prestados no Brasil por provedores globais e também nacionais. 

Desenvolvida pela empresa global de pesquisas e consultoria ISG, o relatório ISG Private/Hybrid Cloud – Data Center Services & Solutions – Brazil 2019, da série ISG Provider Lens, abrange este ano, seis quadrantes: Serviços Gerenciados para grandes contas (Large Accounts), Serviços Gerenciados para médias empresas (Midmarket), Management Hosting, Container as a Service, Segurança e Colocation.

No quadrante de líderes em "Managed Services for Large Accounts", por exemplo, aparecem 21 empresas. Nove delas estão no quadrante de líderes e outras 12 nos quadrantes de "Product Challengers", "Market Challengers" e "Contenders", conforme suas características de estrutura e de atuação no mercado brasileiro.

No segmento de "Managed Services for Midmarket", 18 empresas foram consideradas as mais relevantes do mercado, sendo sete classificadas como líderes. Já em "Managed Hosting", o estudo aponta quatro empresas como líderes num total de 10 pesquisadas.

Na categoria "Managed Security Services" são quatro líderes entre 12 empresas. Em "Colocation Services", três líderes em 10 participantes. E finalmente em "Managed Containers[1] as a Service (CaaS)", a mais nova categoria da pesquisa, o estudo abrangeu 11 fornecedores, dos quais três foram considerados líderes.

O levantamento da parte brasileira da pesquisa indica os pontos fortes dos provedores brasileiros e globais e seus diferenciais competitivos no país. Esses resultados e as classificações ajudam os executivos de tecnologia e negócios das empresas brasileiras a decidir entre um fornecedor brasileiro e um global baseado em suas competências no país.

Além do relatório para o mercado do Brasil, a pesquisa ISG Provider Lens Private/Hybrid Cloud – Datacenter Services& Solutions produziu relatórios similares para mais quatro mercados: EUA, Alemanha, Reino Unido, Países Nórdicos e uma versão global.

Os dados levantados não deixam dúvidas, também, de que entre as grandes corporações a solução para seus enormes volumes de dados tem sido a migração para serviços em nuvem. "O que nos motivou na parceria com a ISG, foi a abrangência e o foco do estudo no mercado brasileiro. Desta forma, conseguimos entender a evolução das empresas no Brasil em comparação com outros países e, assim, contribuir para o desenvolvimento de uma estratégia local na oferta de serviços e soluções em nuvem", comenta Maurício Ohtani, sócio da TGT Consult.

Existe uma alta na migração de data centers tradicionais para centros de dados de nuvem híbrida ou privada. A confirmação disso está no fato de que a maioria das grandes empresas já tem pelo menos dois provedores desse tipo de serviço, diz a pesquisa Provider Lens.

Desse modo, elas podem distribuir a carga de trabalho entre os data centers tradicionais e o modelo na nuvem.

Outro ponto relevante da pesquisa é a tendência de utilização de implantação e gerenciamento de containers como serviços (CaaS), uma solução para demandas reduzidas ou temporárias que vem ganhando espaço no mercado.

O estudo mostra também que mesmo grandes e tradicionais instituições bancárias brasileiras estão migrando dados para serviços de nuvem híbrida: bancos ainda utilizam mainframes para hospedagem dos dados financeiros, mas é uma opção que deve se alterar dentro dos próximos anos.

O relatório nomeia a Uol Diveo como líder em todos os seis quadrantes e IBM como líder em cinco. Equinix, Tivit e Unisys são nomeados como líderes em três quadrantes, enquanto a Dedalus Prime é líder em dois. Ascenty, Atos, Capgemini, CenturyLink, DXC, ISH Tecnologia, Locaweb Corp. & Cluster2GO, TCS e T-Systems são líderes em um dos quadrantes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.