"Estamos crescendo o time desenvolvimento, fazendo mais para atender mais alternativas de pagamentos para nossos clientes, melhorando a experiência do Pix e estamos buscando outros meios de pagamentos importantes no Brasil em diferentes verticais. Também estamos ampliando nossa equipe executiva e olhando oportunidades de investimento adicionais no mercado brasileiro", assim o colombiano Juan Franco, vice-presidente sênior da Nuvei para América Latina sintetizou a estratégia da empresa, que veio ao Brasil no mês passado para participar de um evento de e-commerce.
O interesse da Nuvei pelo mercado latino-americano ganhou impulso em 2021, quando adquiriu a Paymentez, uma das líderes em soluções de pagamento na América Latina. A incorporação significou um grande reforço em termos de expertise para a Nuvei, já que a Paymentez já dominava verticais de e-commerce de alto crescimento na região, como as de games, serviços de entrega, mobilidade e transporte.
Juan Franco tem uma larga experiencia no setor, pois foi fundador da Mentez, maior desenvolvedora de jogos para redes sociais da América Latina. Também foi o executivo responsável pelo projeto do jogo Colheita Feliz, que chegou a ter 30 milhões de usuários no Brasil. Esteve à frente da criação da Paymentez, braço da Mentez para processamento de pagamentos virtuais, onde acumulou conhecimento e experiência no assessoramento de bancos, adquirentes, processadores e varejistas latino-americanos para a oferta de pagamentos rápidos, seguros e confiáveis.
Ele além de dirigir a região da América Latina, onde a plataforma está presente em 11 países, incluindo Brasil, Argentina, Chile, Equador, Peru, Colômbia e México, também é responsável para expandir a Nuvei na Asia, tendo se mudado para Cingapura há cerca de três anos.
Para ele, isso facilita os negócios das empresas de comércio eletrônico da região asiática que tem interesse em entrar no mercado latino-americano.
Nuvei
A Nuvei nasceu em 2003, em Montreal, no Canadá, e hoje alcança mais de 200 mercados globais, com operação direta em 45 países, com 150 moedas. Fez o seu IPO no Canadá em 2020 e, em 2021, nos Estados Unidos. A presença no Brasil efetuou-se com a aquisição da Paymentez, em setembro de 2021.
Empresas de diversos segmentos se beneficiam das mais de 550 opções de meios de pagamento da Nuvei — como cartões de débito e crédito, Pix, dinheiro em espécie e transferências de diversos tipos, criptomoedas —, e sempre nas moedas locais. Também atua com criptomoedas para exchanges, porém com outra marca.
Os serviços da Nuvei, voltados ao B2B, também incluem transações bancárias e mecanismos para controle de fraudes, garantindo a segurança de cada transação. Franco diz que a empresa investe em tecnologias como machine learrning, nuvem e inteligência artificial, buscando aperfeiçoar os algoritmos e assim minimizar riscos.
"A operação no Brasil envolve a oferta aos clientes de soluções de pagamento com cerca de 30 opções distintas: dinheiro, boleto, transferência bancária, PIX, pagamentos por aplicativos, vouchers e carteiras virtuais, só para citar alguns exemplos", explica o executivo da Nuvei.
Os clientes da plataforma podem utilizar o modelo agregador, que incorpora toda a rede de soluções e meios de pagamento locais da Nuvei a seus próprios portfólios. As empresas clientes podem, inclusive, utilizar essa rede com suas marcas. Esse desenho evita que as empresas precisem fazer as chamadas transações cross border, que geram muitos custos — em termos de tempo e de dinheiro.
Antes da aquisição da Paymentez, a Nuvei tinha uma presença limitada na América Latina. O intuito é crescer, expandindo a presença num mercado com grande potencial, oferecendo soluções para pagamentos personalizadas para variadas verticais de negócios — como turismo (hospitalidade), mobilidade (transporte), digital, varejo, jogos e criptomoedas.
O objetivo da Nuvei é trabalhar com sistemas mais integrados e flexíveis, favorecendo clientes da América Latina. A plataforma vem agregando a seu portfólio de clientes marcas como a Rappi, startup de entregas colombiana que hoje já opera em nove países a partir de uma solução de pagamento customizada projetada pela Nuvei em 2015. "Dessa forma, a nossa se tornará uma ponte para novos negócios, com benefício para todo o ecossistema de pagamentos", conclui o executivo.