Internautas latino-americanos passam mais de 4 horas conectados

0

Estudo da consultoria eCMetrics, especializada em conhecimento do consumidor na América Latina, para mostrar as similaridades e diferenças entre os usuários de internet na Argentina, Brasil e México mostrou que há cada vez mais fanáticos pela internet na região.

Realizada entre junho e julho com 3.716 internautas acima de 14 anos de idade, a pesquisa revela que quase metade dos internautas latino-americanos (44,2%) passa, em média, mais de quatro horas conectados à internet diariamente, com o objetivo principal de buscar informações, realizar consultas e ler notícias.

Como características comuns dos usuários dos três países estão o fato de utilizarem menos meios tradicionais como rádio, jornal e televisão, terem o ambiente operacional Windows como predominante e uma preferência pela conexão por banda larga.

De acordo com o estudo, os mexicanos se destacam pelo uso de novas tecnologias ? com preferência por câmaras digitais e tocadores de MP3 ?, enquanto que os brasileiros se destacam pelo uso de internet banking e pagamento de impostos on-line. Já os argentinos são os que mais usam a web para relacionamento e conhecer pessoas. Nos três países, a maioria já realizou cursos de inglês e informática ao longo da vida e se conecta à web geralmente no local de trabalho.

No estudo aparecem diferenças significativas entre os internautas dos três países com relação aos programas e aplicações mais utilizados. Enquanto os brasileiros são, disparados, os que mais utilizam e-mail e chat, com 92,8% e 91.3%, respectivamente, os mexicanos utilizam mais a navegação em páginas da web e se destacam pelo uso de FTP (transferência de arquivos). Os argentinos são os que menos utilizam telefonia IP e os brasileiros também se destacam pelo uso de fóruns, telefonia IP e webTV.

No mesmo estudo, uma análise qualitativa reflete que as principais vantagens da internet são a rapidez no acesso à informação, a praticidade, agilidade e comodidade do serviço. No entanto, o principal temor é a falta segurança ? vírus, spam, hackers e falta de privacidade.

O website preferido dos internautas latino-americanos é o Google, seguido por Yahoo!, Hotmail, Terra e Orkut ? este último com maior preferência entre os brasileiros.

Do total de entrevistados, 37,3% admitiram ter realizado compras on-line nos últimos dois meses, especialmente de livros, CDs, DVDs e passagens aéreas. No Brasil, Submarino, Mercado Livre e Americanas.com são os sites preferidos por quem se anima a colocar os dados do seu cartão de crédito na web. Os brasileiros são os mais confiantes em utilizar o cartão de crédito para fazer compras on-line: 45% já utilizam. Já a maioria dos argentinos prefere utilizar outras formas de pagamento (ex.: boleto eletrônico).

Os produtos ou serviços que os internautas pensam em comprar ou trocar nos próximos seis meses são: computador (liderando com 54%), impressora, curso on-line (idiomas e informática), tipo de conexão e provedor de internet.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.