Estudo da consultoria eCMetrics, especializada em conhecimento do consumidor na América Latina, para mostrar as similaridades e diferenças entre os usuários de internet na Argentina, Brasil e México mostrou que há cada vez mais fanáticos pela internet na região.
Realizada entre junho e julho com 3.716 internautas acima de 14 anos de idade, a pesquisa revela que quase metade dos internautas latino-americanos (44,2%) passa, em média, mais de quatro horas conectados à internet diariamente, com o objetivo principal de buscar informações, realizar consultas e ler notícias.
Como características comuns dos usuários dos três países estão o fato de utilizarem menos meios tradicionais como rádio, jornal e televisão, terem o ambiente operacional Windows como predominante e uma preferência pela conexão por banda larga.
De acordo com o estudo, os mexicanos se destacam pelo uso de novas tecnologias ? com preferência por câmaras digitais e tocadores de MP3 ?, enquanto que os brasileiros se destacam pelo uso de internet banking e pagamento de impostos on-line. Já os argentinos são os que mais usam a web para relacionamento e conhecer pessoas. Nos três países, a maioria já realizou cursos de inglês e informática ao longo da vida e se conecta à web geralmente no local de trabalho.
No estudo aparecem diferenças significativas entre os internautas dos três países com relação aos programas e aplicações mais utilizados. Enquanto os brasileiros são, disparados, os que mais utilizam e-mail e chat, com 92,8% e 91.3%, respectivamente, os mexicanos utilizam mais a navegação em páginas da web e se destacam pelo uso de FTP (transferência de arquivos). Os argentinos são os que menos utilizam telefonia IP e os brasileiros também se destacam pelo uso de fóruns, telefonia IP e webTV.
No mesmo estudo, uma análise qualitativa reflete que as principais vantagens da internet são a rapidez no acesso à informação, a praticidade, agilidade e comodidade do serviço. No entanto, o principal temor é a falta segurança ? vírus, spam, hackers e falta de privacidade.
O website preferido dos internautas latino-americanos é o Google, seguido por Yahoo!, Hotmail, Terra e Orkut ? este último com maior preferência entre os brasileiros.
Do total de entrevistados, 37,3% admitiram ter realizado compras on-line nos últimos dois meses, especialmente de livros, CDs, DVDs e passagens aéreas. No Brasil, Submarino, Mercado Livre e Americanas.com são os sites preferidos por quem se anima a colocar os dados do seu cartão de crédito na web. Os brasileiros são os mais confiantes em utilizar o cartão de crédito para fazer compras on-line: 45% já utilizam. Já a maioria dos argentinos prefere utilizar outras formas de pagamento (ex.: boleto eletrônico).
Os produtos ou serviços que os internautas pensam em comprar ou trocar nos próximos seis meses são: computador (liderando com 54%), impressora, curso on-line (idiomas e informática), tipo de conexão e provedor de internet.