A pandemia da COVID-19 continua impactando a indústria global de telefonia móvel. Segundo pesquisa do Gartner, as vendas mundiais de smartphones para usuários finais totalizaram 295 milhões de unidades, que representam uma diminuição de 20,4% no segundo trimestre de 2020 se compararmos com o mesmo período do ano anterior.
Entre os cinco principais fornecedores de dispositivos do mercado, a Samsung apresentou a maior diminuição de vendas, enquanto as vendas da Apple permaneceram estáveis. Já a Huawei, embora também tenha números anuais em queda, registrou um crescimento de 27,4% no segundo trimestre, ocupando a primeira posição entre as companhias, ficando empatada com a Samsung.
Quase todos os principais mercados, exceto a China, continuaram enfrentando alguma medida restritiva em suas atividades econômicas durante grande parte do segundo trimestre de 2020, o que manteve a tendência de declínio no setor de smartphones. "A situação em controle na China permitiu a recuperação da demanda local na comparação entre o primeiro e o segundo trimestre", afirma Anshul Gupta, Diretor Sênior de Pesquisa do Gartner. "Restrições de viagens, fechamentos de lojas e moderação nos gastos com produtos não-essenciais durante a pandemia do coronavírus foram responsáveis pela segunda queda trimestral consecutiva nas vendas de Smartfones neste ano".
Mesmo com o aumento da demanda, as vendas celulares na China caíram 7% no segundo trimestre de 2020, com cerca de 94 milhões de aparelhos vendidos. A Índia, que adotou bloqueios rigorosos – inclusive restringindo o comércio eletrônico, ou e-commerce –, registrou a queda mais acentuada (-46%) entre os principais mercados mundiais.
Samsung registra a maior queda
A Samsung vendeu cerca de 55 milhões de Smartphones no segundo trimestre de 2020, uma queda anual de 27,1%. "A emergência sanitária da COVID-19 continuou afetando negativamente o desempenho da Samsung no segundo trimestre de 2020", diz Gupta. "A demanda por seus dispositivos premium da série S pouco fez para reavivar suas vendas globais."
Vendas mundiais de smartphones para usuários finais por fornecedor no 2º Trimestre de 2020 (em milhões de unidades)
Fornecedor |
Vendas 2T20 |
Participação de Mercado 2T20 (%) |
Vendas 2T19 |
Participação de Mercado 2T19 (%) |
Crescimento 2T19–2T20 (%) |
Samsung |
54,759 |
18,6 |
75,111 |
20,3 |
-27,1 |
Huawei |
54,125 |
18,4 |
58,055 |
15,7 |
-6,8 |
Apple |
38,386 |
13,0 |
38,522 |
10,4 |
-0,4 |
Xiaomi |
26,095 |
8,9 |
33,250 |
9,0 |
-21,5 |
OPPO |
23,612 |
8,0 |
28,070 |
7,6 |
-15,9 |
Outros |
97,692 |
33,2 |
137,282 |
37,1 |
-28,8 |
Total |
294,669 |
100 |
370,293 |
100 |
-20,4 |
*Devido a arredondamentos, alguns números podem não corresponder exatamente aos totais mostrados.
Fonte: Gartner (Agosto de 2020)
As vendas de dispositivos Huawei caíram 6,8% e totalizaram 54 milhões de unidades ao ano. "A performance da Huawei na China ajudou a evitar um pior desempenho trimestral", explica o analista do Gartner. "A Huawei ampliou sua liderança no mercado de telefonia móvel chinês, no qual conquistou 42,6% das vendas no segundo trimestre de 2020. A marca colocou em prática um lançamento agressivo de produtos e de promoções, além de se beneficiar do forte apoio dos fornecedores de serviços de comunicação para seus Smartphones 5G".
A Apple vendeu 38 milhões de iPhones no segundo trimestre de 2020, um declínio anual de 0,4%. "As vendas de iPhones da Apple tiveram um desempenho melhor no trimestre do que a maioria dos fornecedores de smartphones no mercado, e também aumentaram suas vendas no período", afirma Annette Zimmermann, Vice-Presidente de Pesquisa do Gartner. "A melhoria do ecossistema de negócios na China ajudou a empresa a crescer no país. Além disso, o lançamento do iPhone SE incentivou os usuários de telefones celulares mais antigos a atualizarem seus smartphones neste momento".