Claro, Ericsson e Niantic apresentam primeira experiência gamer com realidade aumentada em 5G standalone no Brasil

1

A Claro, em parceria com a Ericsson e a Niantic, apresentou mais um marco em sua jornada de evolução no 5G. Nesta terça-feira, 31, durante uma live transmitida direto dos estúdios da Claro Live Store, a operadora demonstrou a primeira aplicação de 5G Standalone (5GSA) em uma experiência real de gaming, com uso de Realidade Aumentada (RA) .

Para realizar a demonstração inédita no Brasil e celebrar o dia do Gamer, comemorado no último domingo (29), a Claro convidou os profissionais de League of Legends da INTZ e o influenciador Leo Bianchi, parceiros Claro Gaming, para jogar o Urban Legends, jogo eletrônico mobile colaborativo de RA da Niantic, desenvolvido exclusivamente para rodar na rede de quinta geração fornecida por Ericsson e Claro. Os convidados experimentaram a experiência de Realidade Aumentada em 5GSA com o Samsung Galaxy S21 Ultra 5G, smartphone premium da Samsung lançado em fevereiro.

A Niantic ficou conhecida no mundo ao desenvolver um marco na história do game mobile: o Pokémon GO, um dos jogos eletrônicos mais populares da última década. Agora, com o Urban Legends, os jogadores podem lançar feitiços, traçar estratégias e conquistar objetivos. Criado para usar os benefícios do 5G, como latência mínima, velocidade e largura de banda altíssima, o game conecta o mundo inteiro na mesma narrativa, misturando fantasia e realidade.

A experiência foi possível com as qualidades exclusivas da rede 5G, que na demonstração, foi operada na frequência 3,5Ghz, no modo Standalone, a partir de uma licença científica concedida pela Anatel, a mesma frequência que será usada após o leilão. O público acompanhou tudo pela loja em tempo real da operadora, a Live Store Claro, transmitida no site claro.com.br/ livestore?ou canal 500 da TV, e pelo @clarobrasil na Twitch.

"A Claro inova mais uma vez ao apresentar de forma inédita a aplicação da rede de quinta geração standalone. Pela primeira vez, o cliente viu na prática como funciona a realidade aumentada em dispositivos móveis 5G no Brasil. A aplicação de usabilidade da tecnologia voltada para o universo gamer tem total aderência ao que já temos feito com Claro gaming e é mais um passo da Claro na implantação do 5G no país, caminho que já estamos traçando de forma consistente, desde as demonstrações anteriores, até a implantação da rede 5G DSS em 15 cidades", afirma Márcio Carvalho, diretor de marketing da Claro .

Atuando desde 2019 no segmento de games, por meio do Claro Gaming, a Claro anunciou em junho o patrocínio ao time profissional de eSports INTZ, um dos principais clubes do cenário competitivo da América do Sul. Para dar ainda mais visibilidade ao Claro Gaming, a operadora fechou com Léo Bianchi, jornalista e fã de games, para ser o embaixador da marca nas principais ativações e novidades da plataforma.

"Temos muito orgulho de poder apoiar a Claro em atividades como essa que vimos realizando em parceria desde 2016 e que marcam uma história muito sólida de evolução ao 5G. Juntos, já pudemos demonstrar os efeitos positivos que a nova tecnologia terá em diferentes setores – como Agro, Educação, Mercado Financeiro, Indústria 4.0 e também no mercado de entretenimento. Mais do que uma tecnologia ultra avançada de conectividade móvel, o 5G é a plataforma de inovação mais importante dessa próxima década, que vai transformar toda a sociedade e abrir um mundo de novas possibilidades para todos", explica Tiago Machado, Vice- Presidente de Negócios da Ericsson para a Claro Brasil .

"A família Galaxy S21 5G* oferece um conjunto de recursos potentes e inovadores focados em otimizar a experiência das pessoas de forma significativa. A compatibilidade com 5G garante conexões mais estáveis e contínuas na hora de participar de jogos online, transmitir vídeos, fazer downloads ou realizar videoconferências", afirma Antonio Quintas, vice-presidente da divisão de dispositivos móveis da Samsung Brasil .

Tecnologia 5GSA

O 5G reúne funcionalidades e características exclusivas que combinam a capacidade de trafegar grandes volumes de dados em velocidades de 10 a 100 vezes mais rápidas do que o 4G convencional, com baixíssima latência – tempo de resposta entre um comando e sua execução no ambiente conectado. No modo 5G Standalone, o tempo de resposta chega a menos de 5 milissegundos. Para exemplificar, um piscar de olhos dura cerca de 50 milissegundos, destacando como a nova tecnologia vai transformar a experiência digital.

Vale ressaltar que há dois modos de operação do 5G: o Non-Standalone (ou não autônomo) e o Standalone (autônomo). Ambos os modos são importantes e trabalham simultaneamente na rede 5G, dependendo da aplicação. A rede Standalone permite usar todos os recursos do 5G e, portanto, entrega 100% de performance.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.