Cinco tendências que vão transformar os negócios, segundo a IBM

0
O relatório "Cinco tendências para 2022 e além", do IBM Institute for Business Value, revela como a demanda de consumidores, funcionários e investidores, bem como as apostas e preferências de empresas de alto desempenho, estão mudando. A IBM destaca as tendências que devem vir para ficar: 

 

Adoção de novas tecnologias 

Ao invés de desenvolver medidas inovadoras isoladas, líderes devem focar em implementar sistemas integrados que revolucionarão os modelos de negócios. Nesse contexto, correr riscos gera bons resultados. Empresas com uma cultura de tolerância a erros alcançaram um aumento de 10% na receita. Além disso, os que investiram em ecossistemas e inovação aberta tiveram um aumento médio na receita de 40%. Segundo o IDC, o Brasil será o país com maior consumo de novas tecnologias até 2026, o que representa uma taxa composta de crescimento (CAGR) de 16,9% no período 2021-2026. 

Talentos 

Nos cinco primeiros meses deste ano, houve quase 3 milhões de demissões voluntárias no Brasil. Em escala global, dados do IBV apontam que mais da metade (56%) dos profissionais que mudaram de empresa em 2021 citaram a demanda por maior flexibilidade como principal motivo, enquanto quase um terço afirmou querer trabalhar para uma empresa que esteja mais alinhada a seus valores. 

As organizações precisam reavaliar seus modelos de negócios e fazer as mudanças necessárias para serem mais atrativas, o que envolve colocar as pessoas em primeiro lugar, priorizar seu bem-estar financeiro, mental e físico, oferecendo flexibilidade e incentivando a autenticidade. 

As empresas que não atenderem às necessidades de seus funcionários podem sucumbir na guerra por talentos e ficar com posições não preenchidas. O impacto econômico na América Latina até o final de 2022 pode chegar a US$ 35 trilhões devido à lacuna de habilidades técnicas e digitais em todos os setores da indústria. 

Sustentabilidade 

Os CEOs dizem que a sustentabilidade é uma de suas prioridades para os próximos dois a três anos e 54% dos consumidores afirmam que estão dispostos a pagar preços mais altos por produtos ambientalmente sustentáveis. Por outro lado, pouco menos da metade dos consumidores diz confiar nas afirmações que as empresas fazem sobre sustentabilidade, e mais de três quartos desse grupo fazem suas próprias pesquisas antes de tomar uma decisão de compra. 

Isso significa que as empresas devem fornecer informações transparentes e detalhadas sobre o progresso de suas iniciativas se quiserem se conectar com esses consumidores orientados por propósitos. 

Ecossistema 

O olhar sobre o ecossistema cresceu exponencialmente nos últimos anos. Mais do que nunca, a inovação aberta impulsiona a colaboração e a cocriação para atender às novas necessidades do consumidor, cada vez mais exigente. Valorizar a inteligência coletiva e romper as fronteiras da própria organização são chave para alcançar esse objetivo, que lhes permitirá responder aos desafios de um contexto de rápidas mudanças e disrupções. A colaboração com parceiros do ecossistema, incluindo a concorrência, será necessária à medida em que as empresas avançam em suas transformações. 

Cibersegurança 

Embora as tecnologias baseadas em nuvem, plataformas e ecossistemas aumentem a agilidade e a capacidade de inovar, se não forem bem gerenciados, podem expor as empresas. Cerca de 70% das organizações têm dificuldade em proteger dados em diversas nuvens e ambientes locais. A chave será combinar as estratégias e tecnologias, bem como uma abordagem Zero Trust, para obter melhores resultados de negócios, além de detectar e conter incidentes de segurança mais rapidamente para proteger seus ativos, clientes e negócios. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.