Brasil e Israel disponibilizarão na próxima segunda-feira, 5, o Segundo Edital de Chamada para apresentação de propostas de cooperação tecnológica entre os dois países. A iniciativa prevê a concessão de crédito no valor de US$ 500 mil para investimento em inovação tecnológica a empresas brasileiras e israelenses de tecnologia da informação e comunicação (TIC), saúde e defesa.
As instituições devem elaborar propostas de cooperação em pesquisa e desenvolvimento (P&D) que resultem no desenvolvimento de novos produtos, processos ou serviços de aplicação industrial nas áreas contempladas. A produção pode ser direcionada tanto ao mercado doméstico, quanto ao mercado global.
As companhias interessadas devem consultar o site da cooperação, http://www.brasilisrael.mdic.gov.br, também a partir do dia 5 de novembro. Lá serão divulgadas todas as informações relativas à nova chamada, como detalhes do edital, orientações às empresas, passo a passo para a inscrição, comunicados, publicações e a agenda de eventos.
Os projetos conjuntos que se adequarem às normas do Edital poderão buscar recursos de financiamentos em ambos os países para o mesmo projeto. Israel oferecerá recursos para esse fim por meio do Escritório do Cientista-Chefe (OCS), enquanto o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) serão as opções de apoio financeiro no Brasil.
A Cooperação Bilateral em Pesquisa e Desenvolvimento Industrial no Setor Privado entre Brasil e Israel existe desde 2007.