Oracle terá data center no Brasil em 2014 para atender clientes da América Latina

0

O Brasil irá sediar no ano que vem o primeiro data center da Oracle instalado na América Latina. A informação é de Mark Hurd, CEO global da empresa, que abriu nesta quarta-feira, 11, o seminário Cloud World, em São Paulo, sem porém revelar o investimento ou detalhes como capacidade de armazenamento do novo site.

Segundo ele, a iniciativa mostra o compromisso da empresa com a região, especialmente o Brasil, cujo mercado vem crescendo de forma rápida e expressiva, motivo pelo qual o país foi escolhido para receber o novo data center. "Com ele teremos oportunidade de ganhar market share na região com a oferta de serviços em cloud", enfatizou.  

A Oracle já possui 18 data centers espalhados pelo mundo, que hoje podem ser acessados por empresas latino-americanas, mas a presença local será fator determinante para a estratégia de expansão de serviços na nuvem, os quais já somam atualmente cerca de US$ 1 bilhão em receitas anuais para o cofre da companhia, que até bem pouco tinha suas vendas centradas no modelo de licenças de uso (on premises).

De acordo com o estudo IDC Latin America IT Investiments Trends, de julho passado, os benefícios esperados pelas empresas brasileiras ao implementar cloud são reduzir o custo com aquisição de hardware (23%), reduzir despesas com licenças e manutenção de software (19%), melhorar a produtividade das equipes de TI e o nível dos serviços (22%), reduzir o custo total com desenvolvimento de software personalizado e suporte (21%) e diminuir gastos com energia e relacionados (7%).

"Por isso, estamos muito empolgados em proporcionar aos nossos clientes e parceiros da América Latina acesso à funcionalidade empresarial de missão critica e líder no setor de serviços na nuvem, por meio do nosso novo datacenter", enfatizou Hurd, acrescentando que recentemente a Oracle fez um investimento significativo ao instalar uma nova sede em São Paulo.

Lançamento

O executivo aproveitou a vinda ao país para também anunciar o Oracle Exadata Database Machine X4, quinta geração do equipamento voltado para operar banco de dados, que aumenta o desempenho em relação aos modelos anteriores, principalmente em termos de desempenho e qualidade dos serviços para OLTP, consolidação bancos de dados e data warehousing. Esta nova versão oferece um desempenho dez vezes mais de uptime (tempo de atividade) e eficiência para ajudar as empresas a simplificar as operações.

Segundo a empresa, as taxas aleatórias de I/O (entrada/saída) do novo Oracle Exadata, cruciais para aplicativos OLTP, foram melhoradas em quase 100%, chegando a 2,66 milhões de leituras de banco de dados de 8K e 1,96 milhões de gravações, mesmo com a compactação total de flash ativada. A capacidade de realizar a compactação em milhões de I/Os por segundo elimina o velho conflito entre alto desempenho e alta eficiência. O throughput (taxa de transferência) de dados de um Oracle Exadata de um único rack é de 100 GB/segundos, o que excede o rendimento de matrizes totalmente em flash, mantendo a economia da hierarquização de disco.

 O novo modelo é totalmente compatível e capaz de funcionar em conjunto com versões anteriores, permitindo que os clientes com versões anteriores possam expandir para a versão mais recente do sistema. Além disso, o novo software do Oracle Exadata aceita todos os sistemas de hardware e banco de dados de gerações anteriores.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.