TI INSIDE Online -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

FEBRABAN anuncia 1a rede de blockchain para bloquear dispositivos "comprometidos"

Postado em: 12/06/2019, às 19:31 por Redação

A FEBRABAN – Federação Brasileira de Bancos e a CIP – Câmara Interbancária de Pagamentos anunciaram nesta quarta-feira, 12, o lançamento da Rede Blockchain do Sistema Financeiro Nacional (RBSFN) , a primeira rede blockchain para o setor, a device ID, que servirá para registrar e distribuir as informações sobre dispositivos comprometidos.

Implementada pela CIP, que vai bancar o projeto por um ano, a iniciativa utiliza plataforma Hyperledger Fabric, da IBM,  um projeto colaborativo baseado em código aberto, e que conta com a participação do Banrisul, Bradesco, Banco do Brasil, Caixa, Itaú, JP Morgan, Original, Santander e Sicoob. Novos bancos poderão aderir à rede no futuro, inclusive os bancos digitais.

O projeto foi apresentado durante o CIAB FEBRABAN do ano passado como um protótipo desenvolvido de forma colaborativa por bancos e instituições financeiras. O projeto foi coordenado pelo trabalho (GT) Blockchain FEBRABAN, criado em 2016 para estudar a tecnologia, que agora definiu a estrutura de governança do projeto, que será constituído por um comitê estratégico; outro gestor, que vai supervisionar as operações da rede, além de instrumentos jurídicos e de segurança.

O device ID usa blockchain para compartilhar identificações de dispositivos móveis. A partir dessas identificações, as instituições financeiras poderão enriquecer seus sistemas antifraude para verificar se um dispositivo específico é confiável ao avaliar, por exemplo, se é um aparelho perdido, furtado ou roubado.

Joaquim Kiyoshi Kavakama, superintendente geral da CIP – Câmara Interbancária de Pagamentos, explicou que o o grupo vai trabalhar para desenvolver novas aplicações, como por exemplo da plataforma Corda para transações financeiras, a troca de identidades de clientes (Know your Customer) entre os bancos, entre outras soluçares que serão divulgadas no futuro.

RSS
Facebook
Twitter
LinkedIn

Tags: ,

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)

Top
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial