Supercomputador Santos Dumont entra no ranking dos mais potentes do mundo

0

Maior supercomputador da América Latina, o Santos Dumont, da Atos,  entrou na mais recente edição do ranking TOP500 dos supercomputadores mais potentes do mundo. Ele é a primeira infraestrutura de Computação de Alto Desempenho em petaescala do Brasil, para uso livre por parte da comunidade acadêmica, e que faz parte de uma parceria com o Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). O equipamento, instalado em Petrópolis (RJ), possui capacidade para realizar 1,1 milhão de bilhões de operações por segundo.

Hoje, o equipamento possui mais de 40 projetos em andamento, em diversos segmentos de pesquisa, como química, física, engenharia, ciências biológicas, meteorologia, ciência agrárias, astronomia e outros.

Os HPCs (Computadores de Alta Performance) da Atos são projetados com base na experiência de Centros de P&D globais do grupo – um deles no Brasil – e em parcerias duradouras com grandes clientes ao redor do mundo. A tecnologia testada e comprovada de desenvolvimento conjunto busca otimizar o desempenho do código de simulação em sua relação com a arquitetura do supercomputador.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.