O Banco Central do Brasil divulgou nesta segunda-feira, 17, o ranking das reclamações contra bancos e instituições financeiras, onde a Caixa Econômica Federal lidera o índice, seguida de Santander e Bradesco, entre aqueles que detém mais de 4 milhões de correntistas. No primeiro trimestre de 2017, o ranking dos três primeiros era composta por Banco do Brasil, Bradesco e CEF.
Em relação aos bancos e financeiras com menos de quatro milhões de clientes, o que obteve maior número de reclamações foi o conglomerado Agiplan; seguida do conglomerado PAN; e conglomerado BRB.
As principais reclamações, por ordem de frequência são em relação as ofertas ou prestação de informação a respeito de produtos e serviços de forma inadequada; irregularidades relativas a integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços, exceto as relacionadas a cartão de crédito, cartão de débito, internet banking e ATMe serviços; e irregularidades relativas a integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços relacionados a cartões de crédito.
Três primeiros dos ranking:
Bancos e financeiras com mais de quatro milhões de clientes
Posição Instituição Financeira Índice
1º CAIXA ECONÔMICA FEDERAL (conglomerado) 29,11
2º SANTANDER (conglomerado) 28,58
3º BRADESCO (conglomerado) 24,45
Bancos e financeiras com menos de quatro milhões de clientes
1º AGIPLAN (conglomerado) 130,84
2º PAN (conglomerado) 81,21
3º BRB (conglomerado) 60,09
Posição Administradora de Consórcio Índice
1º CAIXA CONSÓRCIOS S.A ADMINISTRADORA DE CONSÓRCIOS 139,42
2º SANTANDER BRASIL ADMINISTRADORA DE CONSÓRCIO LTDA. 72,55
3º CONSÓRCIO NACIONAL VOLKSWAGEN – ADM. DE CONSÓRCIO LTDA. 59,98.