TI INSIDE Online -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Carro autônomo: HPE e Continental lançam plataforma de monetização de dados baseada em blockchain

Postado em: 26/02/2019, às 19:02 por Redação

A Hewlett Packard Enterprise (HPE), empresa de soluções de tecnologia para o mercado corporativo, e a Continental anunciam hoje uma nova plataforma de compartilhamento de dados de veículos para permitir novos serviços digitais que melhorem a segurança e conveniência dos motoristas e, ao mesmo tempo, ajudem os fabricantes de automóveis a monetizar seus dados e diferenciar suas marcas.

A ser disponibilizada para o mercado em 2019, a solução tem base em blockchain e fornece soberania de dados, segurança, transparência e eficiência para superar as barreiras relacionadas ao compartilhamento de dados de veículos.

Segundo as empresas, no caso de veículos conectados e autônomos, o compartilhamento de dados entre marcas automotivas é fundamental para fornecer serviços de assistência ao motorista que os ajudem a evitar os perigos do tráfego e a encontrar as rotas de viagem mais práticas e eficientes – incluindo, por exemplo, alertas de tráfego em tempo real e localização de estacionamentos disponíveis.

Vários ecossistemas digitais existentes permitem o compartilhamento de dados com base em um modelo intermediário, no qual os proprietários de plataformas coordenam centralmente os fluxos de dados e a monetização.

Ao aplicar uma abordagem complementar, a plataforma da HPE e da Continental aproveita uma arquitetura descentralizada baseada em tecnologias blockchain. Os participantes, como os fabricantes de carros, continuam armazenando os dados em seus próprios data centers e compartilham conjuntos de dados específicos somente após a compra e diretamente com o comprador. Essa abordagem proporciona soberania de dados a todos os participantes do ecossistema, ao mesmo tempo em que fornece um procedimento altamente eficiente e seguro para monetizar dados de veículos.

A tecnologia foi projetada em conjunto pela HPE Pointnext e pela divisão Interior da Continental. Assim, HPE e Continental fornecerão serviços adicionais para facilitar o comércio de dados e a integração dos dados do veículo nos sistemas e serviços de back-end dos fabricantes de automóveis.

O recurso de interface da plataforma permitirá que vários ecossistemas – centralizados e descentralizados – se interconectem e alavanquem novas formas de monetização de dados. Além disso, a plataforma está em conformidade com o conceito VDA NEVADA Share & Secure, que foi desenvolvido pela indústria automotiva alemã para controlar a transmissão segura e a transferência de dados gerados por veículos para terceiros.

RSS
Facebook
Twitter
LinkedIn

Tags: , , , ,

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)

Top
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial