TI INSIDE Online -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Intel amplia foco em big data com aporte financeiro na Cloudera

Postado em: 28/03/2014, às 14:23 por Redação

Um dia depois de concluir a compra da Basis Science, startup que desenvolve tecnologias de computação vestível voltadas para dispositivos de monitoramento da saúde e condicionamento físico, a Intel anuncia o maior investimento em tecnologia para data center feito até agora, por meio de um aporte financeiro na Cloudera, fornecedora de serviços de armazenamento, processamento e análise de dados. Embora o valor da transação não tenha sido revelado, com a injeção de capital, a Intel se torna a maior acionista estratégica da Cloudera, com direito a nomear um membro para diretoria.

Em comunicado, as empresas dizem que trabalharão em uma ampla colaboração tecnológica e empresarial estratégica. O acordo unirá o software de análise empresarial de dados empresariais Cloudera Apache Hadoop (CDH) com a principal arquitetura para data center baseada na tecnologia Intel Xeon. O objetivo é facilitar a adoção de soluções de big data para empresas de todos os portes.

Tanto a colaboração estratégica, quanto o investimento de capital estão sujeitos às condições normais de fechamento, incluindo as aprovações regulamentares habituais.

A Cloudera desenvolverá e otimizará a distribuição do Cloudera Apache Hadoop para a arquitetura Intel como a sua plataforma preferida e suportará uma gama de tecnologias de próxima geração, incluindo memória flash e dispositivos de segurança da Intel. Em troca, a fabricante de chip comercializará e promoverá o CDH e o Cloudera Enterprise para seus clientes como a plataforma Hadoop preferencial.

"Ao alinhar os planos da Cloudera com os da Intel, estamos criando a plataforma preferida para a análise de big data", disse Diane Bryant, vice-presidente sênior e gerente geral do grupo para o data center da Intel. "Esperamos acelerar a adoção da plataforma de dados Hadoop pela indústria e permitir que as empresas analisem seus dados em busca de ideias para os negócios. Esta colaboração abrange a nossa tecnologia para data center, da computação à rede, segurança e armazenamento e amplia nossas iniciativas para a internet das coisas."

As duas empresas continuam comprometidas com a comunidade de código aberto que tem sido a força motriz por trás do Hadoop. Ambas também realizarão estratégias conjuntas de lançamento no mercado, incluindo produtos coordenados, programas de vendas e canal.

RSS
Facebook
Twitter
LinkedIn

Tags: , , , ,

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)

Top
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial