Novos dados da Juniper Research mostraram que as oportunidades de receita para as operadoras de telefonia móvel (fora de voz, mensagens e terminação de dados móveis) atingirão US$ 120 bilhões até 2024; acima dos US$ 67 bilhões este ano.
A pesquisa, "Modelos de Negócios de Operadores Móveis: Desafios, Oportunidades e Estratégias 2019-2024", identifica uma série de crescentes oportunidades de receita para as operadoras de rede que ajudarão a combater o declínio das receitas de terminação de voz e mensagens. A Juniper Research prevê que os serviços de identidade móvel, cobrança de operadora e conectividade de IoT celular serão os setores que mais crescem para as operadoras.
Os 5 principais operadores de rede mais inovadores
A Juniper Research avaliou 25 operadores líderes em seu "Operator Innovation Index", marcando seu nível de agilidade e inovação, a amplitude e a qualidade de suas soluções e suas perspectivas futuras antecipadas no campo. Ele classificou os 5 principais operadores da seguinte forma:
1) Vodafone
2) Verizon
3) AT & T
4) Telefónica
5) Telenor
A Vodafone foi classificada como a operadora de rede mais inovadora. Ele pontuou alto para o nível de virtualização de rede implementado em sua rede, seu envolvimento no setor de IoT e seu alto nível de investimento em testes de redes 5G.
De acordo com o autor da pesquisa, Morgane Kimmich, a "a inovação deve continuar a se concentrar principalmente na redução do gasto de capital em redes através da virtualização de redes centrais. As operadoras também devem continuar a explorar novos fluxos de receita que alavanquem as redes móveis que possuem."
Crescimento do tráfego de dados de celular para desafiar os operadores
A pesquisa previu que o tráfego médio de dados gerado por usuário aumentará de 49 GB em 2019 para mais de 157 GB em 2024. Ela mostra que as operadoras devem otimizar as redes LTE para serviços de dados, preparando-se para futuras redes 5G.
A pesquisa previu que o crescimento do tráfego de celulares futuro seria impulsionado pelo aumento do uso de serviços de streaming de vídeo, como Netflix e Hulu. Ele previu que 56% do total de dados celulares gerados por aparelhos celulares seriam atribuídos a serviços de streaming de vídeo; subindo de 40% em 2019.