O Facebook informou, por meio de comunicado aos usuários da rede social, que planeja atualizar a política de uso de dados e a declaração de direitos e responsabilidades. No comunicado, Erin Egan, diretora de políticas de privacidade da empresa, disse que o objetivo é deixar mais claro ao usuário a forma como o site coleta e utiliza dados e as regras que se aplicam quando alguém utiliza a rede.
"Revisamos nossa explicação sobre como itens como o nome do usuário, foto do perfil e conteúdo podem ser usados em conexão com seus anúncios ou conteúdo comercial para ficar claro que você está dando permissão ao Facebook para esse uso quando utilizar nossos serviços", diz a executiva. A atualização segue após a companhia ser condenada a pagar US$ 20 milhões a usuários que moveram uma ação coletiva contra a empresa alegando que a rede social compartilhava dados pessoais ao divulgar conteúdo patrocinado em sua página.
De acordo com o Facebook, as atualizações na política de dados incluem a reformulação da seção de propaganda, para que os usuários saibam como as informações são utilizadas para fornecer anúncios personalizados. Segundo a empresa, o objetivo também é esclarecer que o usuário automaticamente compartilha suas informações com o Facebook ao se comunicar com a rede, bem como simplificar a explicação de como e que tipo de informações são recebidas, além de reiterar que as informações que o usuário opta por deixar públicas podem ser acessadas por qualquer pessoa dentro e fora do Facebook.
Erin também enfatiza que o usuário pode deixar sua opinião sobre as alterações. Clique aqui para ver o detalhamento das propostas.