Brasil lidera ranking de sites de governo infectados por códigos maliciosos na AL

0

O Brasil lidera o ranking de sites de governo infectados por códigos maliciosos (malwares) na América Latina, de acordo com uma análise realizada pelos pesquisadores da ESET – fornecedora de soluções de segurança da informação. Para chegar a essa conclusão, os especialistas avaliaram, na primeira quinzena de julho, mais de 4,5 mil sites latino-americanos que apresentam algum tipo de malware, com o objetivo de mapear qual o perfil dos ambientes infectados e quais os principais ataques.

O levantamento identificou que os sites relacionados a entidades de governo e educação estão entre os mais infectados por códigos maliciosos, respondendo por cerca de 5% dos endereços web analisados. Quando considerados apenas os ambientes de governo, 33% dos endereços com malware encontram-se em território brasileiro, seguidos por México e Peru com, respectivamente, 20% e 12% dos problemas.

Entre os problemas mais comuns identificados nos sites governamentais, 90% deles estão infectados por Trojans (Cavalo de Troia) e os demais 10% apresentam backdoors e worms. Metade desses códigos estão escritos eJavaScript e são do tipo Iframe – que se escondem no código HTML das páginas.

Em relação aos sites de entidades educacionais, o México lidera o ranking de endereços infectados, com um total de 33%. Argentina e Peru, ambos com 17%, seguem como os segundos colocados, enquanto o Brasil desponta na quinta posição, com 6%.

Os pesquisadores da ESET América Latina apontam para a tendência de mudança na forma de propagação e ataques. Para garantir mais sucesso na propagação dos códigos maliciosos, os cibercriminosos preferem utilizar um intermediário, que pode ser uma página web vulnerável, de forma que o malware seja imperceptível para o administrador do site e os visitantes.

"Para evitar esse tipo de ataque, é importante que os administradores dos sites mantenham atualizados os pacotes de segurança dos servidores web e, por outro lado, os usuários só utilizem para acesso à internet computadores que estejam devidamente protegidos por soluções de segurança", afirma Camillo Di Jorge, Country Manager da ESET Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.