Multinacional conhecida por desenvolver produtos inovadores, a 3M, adotou o Office 365 ProPlus da Microsoft. O modelo de negócio da empresa, com características colaborativas, foi defasando-se com o tempo. Mesmo após investir em soluções de colaboração por 10 anos, era possível notar que a sinergia das informações e equipes ainda não existia por completo. Após uma análise interna, constatou-se a necessidade de inovar as ferramentas de gerenciamento de conteúdo e comunicação da empresa.
Além da integração de informações e documentos, a mobilidade de informações também foi uma questão relevante para a migração à nuvem. Através da adoção do Office 365, os colaboradores ganharam agilidade em todos os processos internos. A praticidade de acessar aos arquivos a partir de qualquer dispositivo, sendo computadores, smartphones ou tablets, trouxe flexibilidade e redução de custos e de tempo para que cada um possa focar em projetos mais estratégicos.
Foram adotadas também as ferramentas Lync, sistema de comunicação interna para as empresas, e o OneDrive, armazenamento na nuvem. "No antigo cenário, as equipes de vendas e marketing perdiam muito tempo convertendo documentos para que pudessem utilizá-los em diversas plataformas, principalmente no tablet – muito usado em apresentações externas para clientes. Após a implementação do Office 365, a produtividade das equipes e o atendimento ao cliente tiveram grande mudança positiva através da sinergia das informações e documentos", diz Stephen Magnuson, gerente de Infraestrutura de TI e Serviços da 3M.
A equipe de TI também teve ganho de tempo, pois, além de não precisar dispor de colaboradores focados tempo integral na manutenção dos servidores e do correio, as ferramentas tornaram-se mais práticas e intuitivas, permitindo que o próprio usuário consiga administrar tarefas.