O fundador do gigante chinês de e-commerce Alibaba, Jack Ma, anunciou nesta sexta-feira, 23, um plano ambicioso para crescer sua base de clientes em mais de seis vezes, para 2 bilhões de pessoas, expandindo sua plataforma de comércio eletrônico para pequenas empresas em todo o mundo. A medida visa também a expansão dos negócios do Alibaba para além da China, que representa a maioria dos 300 milhões de clientes atuais e das 10 milhões de pequenas empresas que utilizam suas plataformas.
Para tal, o executivo planeja criar uma plataforma de comércio eletrônico que irá fornecer a logística e soluções de pagamento para que os consumidores chineses comprem produtos de pequenas empresas de todo o mundo. No entanto, Ma acredita que pode demorar entre cinco e oito anos para convencer o governo chinês a ajustar as regras de comércio e estabelecer a plataforma de e-commerce totalmente.
"Minha visão é, se é que podemos ajudar um pequeno negócio na Noruega a vender coisas para a Argentina, e os consumidores argentinos podem comprar coisas online a da Suíça, podemos construir um e-OMC", disse Ma, durante participação no Fórum Econômico Mundial, evento realizado anualmente em Davos, na Suíça, traçando um paralelo entre o Alibaba e a Organização Mundial do Comércio, órgão internacional que define as regras do comércio entre as nações.
O executivo ainda acrescentou que gostaria de ver o Alibaba ultrapassar as vendas anuais do Walmart, de US$ 470 bilhões, na próxima década. Analistas prevêem que o gigante do comércio eletrônico chinês irá faturar US$ 13 bilhões neste ano, segundo informou o jornal britânico Financial Times.