TI INSIDE Online -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Governo brasileiro solicitou dados de 385 usuários do Yahoo no primeiro semestre

Postado em: 06/09/2013, às 16:00 por Redação

O Yahoo, uma das empresas de internet acusadas de colaborar estreitamente com o programa de espionagem dos Estados Unidos, divulgou nesta sexta-feira, 6, por meio de seu blog oficial, seu primeiro relatório de transparência, que traz dados sobre pedidos feitos por governos ou agências oficiais entre janeiro e junho deste ano.

De acordo com o documento, o governo dos Estados Unidos fez 12,4 mil pedidos de informações de mais de 40 mil contas no primeiro semestre. Deste total, 37% foram atendidos com base na lei, segundo a empresa. Na sequência aparece a Alemanha, com aproximadamente 4,3 mil solicitações de 5,3 mil usuários; Itália, com 2,6 mil requisições de cerca de 3 mil usuários; e Taiwan, com 1,9 mil demandas de 2,6 mil usuários. O governo brasileiro aparece em 11º lugar, com 308 solicitações de informações de 385 contas específicas de usuários, sendo que 18% foram atendidas.

A companhia ainda ressaltou no post que esses pedidos representam menos de um centésimo de um por cento (0,01%) de sua base de usuários em todo o mundo e que vai atualizar seu relatório de transparência a cada seis meses.

"Nosso departamento jurídico exige que as solicitações de dados do governo sejam feitas por meios legais e para fins legais", afirmou Ron Bell, conselheiro geral do Yahoo. "Somos contra solicitações indevidas de dados dos usuários, incluindo a luta contra as solicitações que não são claras, impróprias ou ilegais", completou.

RSS
Facebook
Twitter
LinkedIn

Tags: , , , , , ,

1 Comentário

  1. Avatar Daniel disse:

    Os governos viram nas novas tecnologias sua mais nova ferramenta de espionagem, o problema não esta na quebra do sigilo quando a solicitação seja judicial, e, sim, quando, agências, governos, e, pessoas em nome do estado tenta por meio da quebra de sigilo, dar um cala boca no cidaão.

    Daniel Dantas
    Jornalista e Radialísta Profissional

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)

Top
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial