Crescem oportunidades para provedores de serviços TI em 2007, diz IDC

0

O mercado de TI e serviços relacionados tende a expandir, apresentando oportunidades importantes às empresas posicionadas neste segmento, revela um estudo conduzido pela consultoria IDC. Porém, os modelos de entrega de serviços serão preponderantes para garantir longevidade ao relacionamento entre as empresas e seus clientes.

Tais modelos são dinâmicos, escaláveis e acessíveis, e, para a IDC, terão sucesso as companhias que conseguirem se empenhar em manter a lealdade dos clientes e mesmo dos funcionários.

?Para suceder em 2007 e nos anos seguintes, as empresas de serviços devem ser ainda mais criativas para fazer seus negócios crescerem de uma forma rentável. Os usuários estão se aproveitando de soluções mais novas e de baixo custo, como aplicações hospedadas que diminuem a necessidade dos recursos internos, tão difíceis de se encontrar?, comenta Rebecca Segal, vice-presidente da divisão de Serviços e Tendências de Mercado da IDC.

A pesquisa aponta também que o ano de 2007 será marcado pelas disputas acirradas em torno dos mega-acordos em serviços de tecnologia ? acima de US$ 1 bilhão ? embora as maiores oportunidades estejam no segmento mediano ? entre US$ 50 e 500 milhões.

A IDC aponta ainda que as aquisições feitas por empresas de serviço offshore vão crescer, a medida que estas companhias procuram adicionar escala à sua capacidade, como forma de competir nos negócios de outsourcing e atingir ainda mais especialização.

A competição no mercado de aplicações hospedadas tende a crescer também neste ano, com os ISVs da Oracle e da SAP concentrando esforços sobretudo em companhias de pequeno e médio portes. A adoção da arquitetura orientada a serviços (SOA) também deve crescer neste ano, ao passo em que as companhias passam do estado inicial para a fase de adoção corporativa efetiva.

Entre as demais tendências para a área de serviços de TI, a pesquisa aponta a terceirização para empresas com mesmo país-sede das companhias contratantes; maiores investimentos em consultoria sobre riscos corporativos e sobre infra-estrutura de redes.

Algumas das previsões apontadas pela IDC para o setor de serviços foram listadas também pela consultoria como tendências para a região da América Latina.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.