Varejistas vão gastar US$ 7,3 bilhões em Inteligência Artificial até 2022

1

Um novo estudo da Juniper Research descobriu que os gastos globais de varejistas em Inteligência Artificial (IA) chegarão a US$ 7,3 bilhões por ano até 2022, ante um valor estimado de US$ 2 bilhões em 2018, à medida que os varejistas visam novas oportunidades para aumentar a personalização experiência do cliente.

A nova pesquisa, "IA in Retail: Disruption, Analysis and Opportunities: 2018-2022", descobriu que os varejistas investirão fortemente em ferramentas IA que lhes permitam diferenciar e melhorar os serviços que oferecem aos clientes. Estes variam a partir de plataformas automatizadas de marketing que geram ofertas personalizadas e oportunas para chatbots que fornecem serviço ao cliente instantâneo.

A última pesquisa da Juniper descobriu que os gastos serão mais fortes no atendimento ao cliente e na análise do sentimento, onde a IA pode ser aplicada para entender a reação do cliente aos produtos comprados e ao serviço recebido. Isso se revelará uma ferramenta chave para os varejistas que buscam melhorar a experiência do cliente.

As despesas de varejo em 2022 serão compartilhadas conforme abaixo:

Customer Service & Sentiment Analytics – 54%

Marketing automatizado baseado em IA – 30%

Previsão de demanda – 16%

O Juniper previu que os varejistas usarão as ideais da IA para projetar e segmentar novas gamas de produtos, bem como para criar ofertas promocionais. O autor da pesquisa, Nick Maynard, acrescentou: "Os varejistas estão buscando replicar o sucesso da Amazon para tornar a IA uma parte fundamental de suas operações, com os varejistas cada vez mais se voltando para soluções como preços e desconto otimizados com IA, bem como a previsão de demanda".

Previsão de demanda

A pesquisa descobriu que a previsão de demanda apoiada por IA está se tornando cada vez mais uma ferramenta chave para os varejistas. Com o advento de dias específicos para compras, como o fenômeno da Black Friday, entender a demanda do cliente e planejar corretamente com base nisso é mais importante do que nunca.

A Juniper argumentou que os varejistas devem investir nesta área para se manterem competitivos, particularmente em segmentos de varejo de baixa margem. Observou que o custo das ferramentas de IA, atualmente não são econômicas para muitos players, cairá 8% nos próximos 4 anos, ajudando a obter um aumento de 300% no gasto de software.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.