Três em cada quatro empresas brasileiras falham na transformação digital, aponta BCG

2

A segunda edição do estudo Flipping The Odds of Digital Transformation, do Boston Consulting Group (BCG), constatou que só 23% das empresas brasileiras atingiram (ou excederam) todos os objetivos de suas transformações digitais em 2021. O número ficou abaixo da taxa de sucesso global, de 35%.

"Também identificamos uma correlação entre retorno financeiro e o sucesso da transformação digital: no Brasil, as empresas que atingiram todos os objetivos das transformações conseguiram, em média, o dobro do retorno financeiro na comparação com as outras", analisa Otávio Dantas, diretor-executivo e sócio do BCG e líder da prática de Technology Advantage no Brasil.

A maior parte dos respondentes brasileiros (84%) afirmou ainda que o foco estratégico das transformações digitais é voltado para a mudança das jornadas dos clientes, seguida por inovar o modelo de negócio da empresa (82%), aumentar as vendas e participação de mercado (76%) e desenvolver ecossistemas e parcerias digitais (74%). Por último, ficaram a digitalização das funções de suporte (45%), das operações e a manufatura (45%) e as melhorias na cadeia de suprimentos (34%).

Covid-19 segue como principal motivador das transformações digitais
A pesquisa reforçou a constatação de que a COVID-19 foi a principal motivadora das transformações digitais no Brasil, segundo 31% dos respondentes. Outros motivadores foram a necessidade de mais receita (23%), mudanças no comportamento do consumidor ou de tendências do setor (18%), pressão para inovar motivada pela inovação de outras empresas (18%) e, por último, a necessidade de cortar gastos (10%).

Globalmente, a COVID-19 também liderou entre os principais fatores para 24% das pessoas, empatada com as mudanças no comportamento do consumidor ou de tendências do setor. Depois delas, se destacaram a necessidade de cortar gastos (21%), seguida pela pressão das inovações de outras empresas (17%) e a necessidade de mais receita (14%).

"Mesmo com uma melhora nos indicadores da pandemia impulsionada pela vacinação, a COVID-19 continua impactando os consumidores e as empresas, mantendo elevada a demanda por digitalização e inovação. Isso é refletido, por exemplo, nos objetivos estratégicos dessas transformações: vemos empresas cada vez mais preocupadas com a jornada de compra dos clientes e em aumentar a colaboração e relevância de suas participações nos ambientes digitais. São legados que a crise nos deixa mesmo após quase dois anos de seu início", analisa Dantas.

ESG entra no radar

As iniciativas ESG (ambientais, sociais e de governança) começam a despontar como motores dos processos de transformação digital. Cerca de 41% das empresas brasileiras acreditam que elas são um elemento crítico nesses processos e 90% já tem iniciativas de sustentabilidade em andamento. Por outro lado, só 8% das brasileiras sinalizaram que ESG é um foco prioritário de suas transformações digitais, abaixo da média global de 24%.

"Já vemos as empresas pensando em ESG em suas transformações digitais — boa parte acredita que é importante e a grande maioria já tem iniciativas do tipo em andamento. Apesar disso, notamos que são poucas as transformações que tratam o tema como prioridade, especialmente no Brasil. Com a urgência crescente das mudanças climáticas e com os novos acordos firmados pelos setores público e privado na COP26, acreditamos que essas demandas vão entrar de vez na agenda corporativa, especialmente no caso de empresas brasileiras que pretendem reforçar a presença no mercado global, sobretudo em países desenvolvidos", avalia o executivo do BCG.

Trabalho remoto e infraestrutura de TI são habilitadores; IA fica para trás
Para permitir que as equipes realizem a transformação digital, a maioria das empresas brasileiras acredita que o trabalho remoto e novas formas de trabalhar são as mais efetivas (85%). Já no lado da tecnologia, a infraestrutura de TI foi a mais recomendada, citada por 74%, enquanto só 38% acreditam que a inteligência artificial poderia ajudar no processo.

Como realizar uma transformação digital de forma adequada

Para o sucesso de uma transformação digital, o BCG recomenda seis passos essenciais.

Confira as sugestões da consultoria:

1. Criar uma estratégia com objetivos claros e passos bem definidos.

2. As lideranças precisam estar comprometidas, dos gerentes até o CEO.

3. A liderança deve identificar os principais talentos da empresa para conduzir a transformação.

4. Adotar uma mentalidade de governança ágil, que facilita superar obstáculos e mudar de rotas durante o processo.

5. Monitorar o progresso da transformação para que ela alcance os objetivos mapeados.

6. Adotar uma tecnologia moderna, com desempenho seguro e escalável, que permite mudanças rápidas e se integre facilmente ao ecossistema do negócio.

Metodologia

O BCG avaliou 860 transformações digitais de empresas de diversos setores no mundo todo, 39 delas no Brasil, a partir de entrevistas com executivos de alta liderança. A maior parte das empresas brasileiras analisadas (70%) tem faturamento anual maior do que US? 1 bilhão e os executivos consultados incluem: 38% C-Level, 31% executivos de alta liderança (VP ou acima), 23% CEOs e 8% de membros de conselho.

2 COMENTÁRIOS

Deixe um comentário para Três em cada quatro empresas brasileiras falham na transformação digital, aponta BCG - TI Inside - Digital Earth Cancelar resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.