A Cubbo, plataforma de atendimento para comércio eletrônico, acaba de receber um aporte pré-Serie A. Entre os investidores estão a Gerdau Next Ventures, a SV Latam Capital, a Gaingels e a Community Access Fund. Com o investimento, a startup pretende expandir suas operações no Brasil e seguir se aprimorando nos mercados de Colômbia e México, abrindo espaço para iniciar, num futuro próximo, as operações também no Chile.
A Cubbo atua no manuseio e envio de embalagens com produtos de marcas independentes que sejam não-perecíveis e menores que uma caixa de sapatos, possibilitando que os pedidos sejam entregues no mesmo dia. O modelo de negócios da Cubbo se baseia em uma cobrança que tem como objetivo preencher as lacunas no serviço postal dos países da América Latina.
Com o aporte, a expectativa é aumentar a receita bruta dos negócios na região em 300% até o final de 2022. Nessa estimativa, o Brasil, que hoje representa 10% dos negócios da startup, deve crescer e passar a representar entre 30% e 40% do total até o fim do ano, sendo o maior crescimento entre os países onde a Cubbo está presente.
De acordo com o cofundador e CEO da Cubbo, Brian York, 60% dos novos recursos devem ser aplicados no Brasil onde será adquirido um novo armazém de 3.000 m2 em São Paulo e outro de 2.000 m2 no Rio de Janeiro, além de investir em um time local de engenharia, vendas e operações. Outros 30% devem ser destinados às operações na Colômbia, para garantir a expansão em cidades como Bogotá, Barranquilla, Cáli e Medellín com novos armazéns. Os últimos 10% devem ser aplicados no México para aprimorar equipes de engenharia e vendas.
A Cubbo foi co-fundada em 2021 por Brian York, empreendedor nascido em Bogotá, mas criado nos EUA que também é fundador da Liftit, uma plataforma de entrega usando caminhões. A Cubbo chegou ao Brasil depois de levantar uma rodada Seed no valor de US?4 milhões em novembro de 2021 e adquirir a Dedalog, concorrente com sede em São Paulo fundada por Tiago Pavan, hoje Country Manager da startup. Desde novembro de 2021, a Cubbo cresceu aproximadamente 274%. Sendo o maior crescimento mês a mês registrado na Colômbia, onde os negócios dobraram de tamanho.