Acesso remoto e gerenciamento centralizado de backup e de aplicativos. Aliadas ao baixo consumo de energia, essas possibilidades foram determinantes para que a Sonnervig, em 2006, tornasse-se usuária de thin clients INIT. De lá para cá, são mais de 100 equipamentos em operação nas cinco lojas da rede dessa revenda Ford.
Os resultados superaram as expectativas e levaram à redução no suporte técnico aos usuários, com redução significativa do numero de atendimentos e consequente aumento na produtividade do usuário final e do pessoal de TI. A isso se soma a disponibilidade contínua do equipamento pois, segundo a empresa, não trava por superaquecimento e, se parar, é rapidamente substituído, dispensando a formatação da máquina e a instalação de aplicativos.
Na Sonnervig, a troca dos PCs pelo thin clients INIT é gradual e acontece à medida que os equipamentos convencionais caem em desuso. No início do processo, mais de 50% dos equipamentos em operação nas lojas da Sonnervig estavam obsoletos e lentos e sem padronização de aplicativos, muitos com sistema operacional Windows 98. Surgiu, então, a ideia de se utilizar servidor com terminal services, com as estações de trabalho conectadas via Remote Desktop Connection (RDC).
Eros Nakamura, gerente de TI da Sonnervig, rememorando, afirma que, à época, vários equipamentos com preços compatíveis foram testados, e a solução de thin clients INIT foi "a que apresentou melhor performance e robustez, além de ter acabamento mais bem cuidado".
A robustez dos thin clients INIT é, para Nakamura, um dos diferenciais mais importantes. O gerente de TI da Sonnervig garante que "desde o primeiro equipamento adquirido, todos estão funcionando e perfeitas condições".
Lembrando que em qualquer projeto de thin client é necessário o investimento em um bom servidor, pois ele é o coração do sistema, Nakamura também cita a facilidade de instalação da solução INIT. A única dificuldade apontada por ele diz respeito à configuração do servidor no que se refere à criação de um modelo de política de grupo (GPO) e à instalação de alguns aplicativos antigos. Equacionado isso, "bastou criar os usuários e configurar os thin clients para uso".
- Produtividade