O governo do Estado de São Paulo assinou nesta segunda-feira, 1º de setembro, contrato de PPP (Parceria Público-Privada) inédita para a construção de novos hospitais estaduais. Com investimento de R$ 772,2 milhões, serão construídos pela Construcap CCPS Engenharia e Comércio S/A o novo Centro de Referência em Saúde da Mulher (Pérola Byington), localizado na cidade de São Paulo e os hospitais estaduais de Sorocaba e de São José dos Campos, no interior.
O modelo final do projeto a ser seguido pela empresa na construção dos hospitais foi dividido em dois lotes. No primeiro grupo está o Hospital Estadual de Sorocaba. O segundo lote engloba o novo Pérola Byington, e a unidade de São José dos Campos.
Nesta segunda-feira foi assinado, primeiramente, o contrato para a construção do Hospital Estadual de São José dos Campos e do novo Pérola Byington. Já o contrato para a construção do Hospital Regional de Sorocaba será assinado nesta terça-feira, dia 2.
No total, a parceria será responsável por acrescentar 646 leitos e mais de 3.000 atendimentos ambulatoriais/dia. A PPP tem como objetivo o planejamento arquitetônico e funcional, a construção, compra, e instalação completa, manutenção corretiva e preventiva dos equipamentos hospitalares, a instalação e manutenção de recursos de tecnologia de comunicação e informática (TIC), bem como a gestão dos serviços não clínicos, denominados "bata cinza" dos três complexos hospitalares, que permanecerão totalmente integrados ao Sistema Público de Saúde e subordinados à Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo.
As três unidades terão certificação de Qualidade Nacional e Internacional e deverão realizar atendimentos de média e alta complexidade em áreas de maior demanda.