Com mais de 2 mil clientes no Brasil, a Artech, desenvolvedora do GeneXus, ferramenta de desenvolvimento de aplicações corporativas, para web e plataformas móveis, com sede no Uruguai, espera que seu faturamento cresça, no mínimo, 50% no Brasil e 25%, mundialmente, até o fim deste ano. As previsões são do gerente geral da Artech no Brasil, Gerardo Wisosky, durante a 22ª edição do Encontro Internacional GeneXus, que ocorre na capital Montevidéu. A empresa, que não divulga cifras regionais, registrou crescimento 200% nos últimos três anos, segundo o executivo, adiantando que, até setembro, o faturamento obteve alta de 30%, percentual que representa a expansão registrada em todo o ano de 2011.
A Artech tem um escritório na cidade de São Paulo, no qual trabalham dez funcionários, além de escritórios no México, Estados Unidos e Japão, país que é um dos mercados mais importantes para a empresa, ao lado do Brasil, seguidos pelo México, Uruguai e Argentina.
A ferramenta é comercializada no Brasil por canais de vendas, sendo que atualmente a companhia trabalha com três distribuidores locais. Segundo Wisosky, não há planos para a abertura de um novo escritório no país, pois a empresa espera uma maior consolidação no mercado e dispor de uma número maior de mão de obra qualificada, que hoje vem sendo formada pelo programa acadêmico GeneXus University, no qual mais de 300 estudantes brasileiros estão cadastrados.
O presidente mundial da Artech, Breogán Gonda, destacou que o objetivo da ferramenta GeneXus é mudar a forma como as aplicações de negócios são desenvolvidas. “Queremos automatizar tudo. Nossa meta é aumentar a produtividade no desenvolvimento de aplicativos e oferecer uma manutenção automática a nossos clientes”, disse, enfatizando que não há barreira de plataformas para os aplicativos desenvolvidos com o GeneXus, que, segundo ele, é compatível com todos os sistemas operacionais e adaptável a todos os dispositivos móveis. Durante a abertura do evento nesta segunda-feira, 1º, Gonda revelou que mais de 86 mil clientes utilizam a ferramenta GeneXus, a qual possui mais de 70 mil desenvolvedores em todo o mundo.
O vice-presidente da Artech, Nicolás Jodal, apresentou novidades sobre o GeneXus Evolution 2, ferramenta com foco na experiência do desenvolvedor que incorpora geradores web com base nas linguagens para estruturação e apresentação de conteúdo na web HTML5 e CSS3, integração automática na nuvem e o gerador de aplicativos nativos para dispositivos móveis baseados nos sistemas operacionais Android, do Google, BlackBerry, da RIM, e iOS, da Apple. O executivo citou que 30% dos clientes que utilizavam a versão 1 da ferramenta migraram para a nova versão desde o lançamento, em março.
A jornalista viajou a Montevidéu a convite da empresa.