Brasil é um dos 4 países com maior número de empresas vítimas de crimes digitais

0

O Relatório de Fraude de Outubro da RSA mostra que o Brasil está na lista dos quatro países que mais tiveram corporações vítimas de fraudes digitais no mundo. No último mês de setembro, o RSA Anti-Fraud Command Center (AFCC), em Israel e Estados Unidos, identificou que o país foi responsável por 4% de todos os ataques de phishing as empresas, quando cibercriminosos tentam adquirir informações sigilosas de usuários na Internet. O ranking foi liderado pelos Estados Unidos (28%), seguido do Reino Unido (13%) e Índia (7%).

Segundo o levantamento, a RSA detectou 49.119 ataques de phishing ao redor do mundo no último mês, registrando crescimento de 36% em relação a agosto. Deste total de fraudes online, 3% foram hospedados em território brasileiro. Os países que mais originaram ataques foram Estados Unidos (42%), Alemanha e Canadá (6% cada). O Brasil ainda ficou atrás da Holanda (5%), Rússia, Reino Unido, Colômbia e França (4% cada).

Diante de tal crescimento de ataques cibernéticos, a RSA elegeu outubro o mês da Conscientização da Segurança Cibernética e aposta identificação de ameaças e perigos em comportamentos online para que as pessoas possam utilizar a Internet com segurança. A RSA desenvolveu em parceria com a NCSA (National Cybercrime Security Alliance), nos Estados Unidos, o Online Identify Risk Calculator. Em dez questões, a ferramenta ajuda usuários a identificar as atividades de risco em sua rotina na Internet e classifica o nível do seu comportamento online em alto, médio e baixo risco. No final do questionário, também traz dicas de acordo com o seu perfil para diminuir a chance de roubo de informações digitais. O teste é gratuito e pode ser realizado pelo site do jogo (http://www.brazil.emc.com/fraudgame).

O Online Identify Risk Calculator existe desde o ano passado e já recebeu 14,5 mil respostas de pessoas de mais de 170 países. Por meio destas informações foi possível identificar que:

*67% dos participantes acessam suas conta bancária online pelo menos 1 vez por semana;

* 83% efetuam compras pela Internet 1 vez por mês ou mais;

*40% acessam três ou mais contas de e-mail regularmente;

*77% acessam sites de redes sociais regularmente;

*74% fizeram download de aplicativos para um dispositivo móvel no ultimo ano;

* 35% foram infectados por um Cavalo de Tróia no último ano;

* 37% acessam sites de jogos online 1 vez por mês ou mais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.