93% dos trabalhadores brasileiros enfrentam dificuldade em lidar com a rotina digital

2

A Amazon Web Services (AWS) divulgou os resultados de uma pesquisa mostrando que a necessidade de treinamento de habilidades digitais tornou-se mais aguda durante a pandemia, com 93% dos trabalhadores brasileiros sentindo que agora precisam de mais conhecimento técnico para fazer seu trabalho como resultado das mudanças devido à pandemia.

O novo Estudo de Habilidades Digitais Globais da AWS, que pesquisou as percepções de empregadores e trabalhadores sobre o treinamento em habilidades digitais, também descobriu que os trabalhadores do Brasil correm o risco de ficar para trás, com três em cada cinco deles notando que não estão confiantes de que estão adquirindo habilidades digitais rápido o suficiente para atender às necessidades futuras de carreira. Para ajudar a preparar a força de trabalho para o futuro do país, a AWS lançou o AWS Skill Builder – uma nova experiência de aprendizado digital com mais de 500 cursos sob demanda gratuitos.

Preparando o Brasil para o futuro

Embora a necessidade de habilidades digitais venha crescendo há anos, as mudanças no trabalho devido à pandemia de Covid-19 aceleraram a necessidade de mais treinamento. De acordo com o novo estudo, 18,3 milhões de brasileiros – 22% da força de trabalho do país – devem ser treinados no próximo ano para acompanhar os avanços tecnológicos e ter sucesso em suas carreiras.

O estudo também descobriu que a capacidade de usar ferramentas baseadas em nuvem será a habilidade mais exigida pelos empregadores até 2025, mas a maioria dos trabalhadores de hoje não está concentrando seu treinamento no desenvolvimento de suas habilidades em nuvem. Apenas 48% dos trabalhadores brasileiros treinaram ou estão em treinamento nessa habilidade e o motivo pode ser atribuído ao fato de que 68% do total de trabalhadores entrevistados no Brasil têm conhecimento limitado das habilidades digitais necessárias.

Os benefícios para organizações e indivíduos que priorizam o treinamento em habilidades digitais podem ser substanciais. De acordo com o estudo, 95% dos trabalhadores no Brasil relataram maior eficiência no trabalho, 91% experimentaram maior satisfação pessoal e 90% dos trabalhadores técnicos e 87% dos trabalhadores não-técnicos relataram melhora na empregabilidade como resultado do treinamento. Os empregadores brasileiros que apoiam programas de treinamento de habilidades também veem benefícios, com 94% relatando que o treinamento em habilidades digitais para trabalhadores ajudou suas organizações a atingirem mais rapidamente suas metas de transformação digital e 90% observam uma melhor retenção de funcionários.

"Ao longo da pandemia, vimos organizações de todos os tamanhos acelerarem seus planos de transformação digital em vários anos, aumentando a necessidade de empregadores e funcionários avançarem no treinamento de habilidades em tecnologia", disse Cleber Morais, Diretor-Geral do Setor Corporativo da AWS no Brasil. "O estudo de habilidades digitais da AWS mostra que trabalhadores e empregadores devem aumentar o conhecimento sobre essas habilidades e maximizar os benefícios da tecnologia para indivíduos e organizações com urgência. A AWS investe em tornar o treinamento amplamente acessível por meio de esforços como AWS Skill Builder, AWS re/Start, AWS Academy e AWS Educate. Nosso objetivo é ajudar as pessoas – de iniciantes a profissionais de TI experientes – a adquirirem novas habilidades de computação em nuvem, melhorarem a resiliência e a empregabilidade".

Para ajudar a preparar a força de trabalho do Brasil para o futuro e atender à demanda crescente por talentos digitalmente qualificados, a AWS lançou o AWS Skill Builder. O AWS Skill Builder é uma nova experiência de aprendizado digital disponível em mais de 200 países e territórios. Qualquer pessoa com conexão à Internet pode acessar de forma rápida e fácil mais de 500 cursos gratuitos sob demanda. O AWS Skill Builder oferece conteúdo envolvente para atender a diferentes metas e estilos de aprendizagem em 16 idiomas, incluindo o português do Brasil.

Os indivíduos também podem obter recomendações de cursos para planos de aprendizagem alinhados a funções de trabalho e áreas de tecnologia, ajudando as pessoas a acessarem o conteúdo mais relevante para seu nível de habilidade.

Em dezembro de 2020, a Amazon se comprometeu a investir centenas de milhões de dólares para fornecer treinamento gratuito em habilidades de computação em nuvem para 29 milhões de pessoas até 2025 – alcançando pessoas de todas as idades e todos os níveis de conhecimento, em mais de 200 países e territórios. Nesta missão, a Amazon já ajudou mais de 6 milhões de pessoas a adquirirem habilidades em nuvem.

O lançamento do AWS Skill Builder se baseia nesse esforço e amplia outras iniciativas da AWS para tornar o treinamento de habilidades amplamente disponível, incluindo AWS re/Start, lançado recentemente no Brasil em colaboração com a Fundación Compromisso (em São Paulo e Curitiba) e o Senac Ceará (em Fortaleza). O AWS re/Start é um programa focado em desempregados e pessoas em transição de carreira.

"Em 2025, 97 milhões de novas funções surgirão devido ao aumento da digitalização", disse Saadia Zahidi, diretora-geral do Fórum Econômico Mundial. "As habilidades são a moeda do futuro e as empresas e o governo devem trabalhar juntos com urgência para preparar os trabalhadores para os empregos de amanhã. Quando organizações como a Amazon oferecem programas de força de trabalho para o público, elas contribuem para criar mais oportunidades para indivíduos e comunidades em todo o mundo".

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.