O fundo de investimentos americano Permira anunciou nesta quinta-feira, 2, que finalizou a proposta para adquirir a Genesys, fabricante de software para contact center que fazia parte da Alcatel-Lucent, em uma transação avaliada em US$ 1,5 bilhão. A Technology Crossover Ventures e alguns coinvestidores do fundo Permira também participaram do negócio.
"A Genesys é largamente reconhecida como uma das líderes globais em software de serviços para o consumidor e soluções para centros de atendimento, e estamos empolgados pelo potencial de crescimento no longo prazo com este negócio", afirma Brian Ruder, sócio da Permira. "Com uma marca excepcional, tecnologias diferenciadas e uma base de consumidores altamente qualificada, a Genesys está bem posicionada para continuar a assumir posições no mercado nos seus mercados em expansão", completa.
Segundo o comunicado, a empresa é 100% focada na experiência do cliente e importante fabricante de software de prestação de serviços e de centrais de atendimento ao cliente, e agora estará operando como empresa independente e com um único objetivo: ampliar a atuação e sua experiência em excelência na prestação de serviços aos clientes em todo o mundo.
A Genesys fornece uma plataforma de software para gerenciar a prestação de serviços aos clientes abrangendo centrais de atendimento, web, redes sociais e telefonia celular. Hoje, a empresa oferece um conjunto de soluções para mais de 60% das empresas pertencentes ao ranking Global 100 (as corporações mais sustentáveis do mundo) e, neste ano, tem a intenção de expandir a área de pesquisa e desenvolvimento (P&D) em 14%.
A empresa continuará a ser dirigida por Paul Segre, presidente e CEO da companhia há muitos anos, e de acordo com o comunicado, com apoio dos fundos Permira e Technology Crossover Ventures (TCV), que prometem oferecer "suporte financeiro e aconselhamento estratégico ativo, colaborando para o crescimento e êxito da empresa".
“Hoje, alicerçados na história incrível da Genesys, estamos deslanchando a companhia em direção ao seu novo futuro”, diz o presidente e CEO da Genesys, Paul Segre. “Contamos agora com o suporte dos melhores no mercado, os fundos Permira e a TCV, e temos a combinação mais exclusiva de clientes, sócios e pessoal do setor, para poder inovar no que diz respeito à experiência do cliente. Temos a missão exclusiva de salvar o mundo da má prestação de serviços ao cliente”, completa.
"A Genesys está gerando um nível de entusiasmo no mercado que não tínhamos visto ultimamente, e estamos muito satisfeitos em poder fazer parte desta história emocionante", diz Brian Ruder, sócio e diretor da filial de Menlo Park, na Califórnia, do fundo Permira. "Acreditamos que a empresa não só está preparada para um crescimento sólido, mas também que sua combinação exclusiva de pessoal com talento, tecnologia líder e arrojada, e uma base de clientes de primeiro escalão, cria chances de transformar os mercados de prestação de serviços e de centros de atendimento ao cliente", finaliza.
O fundo Permira foi fundado em 1985 em Londres e já aplicou cerca de 20 bilhões de euros em 200 operações de investimento em empresas como Hugo Boss, Valentino e na Freescale, fabricante de semicondutores com operação no Brasil.