A YKP, integradora de sistemas BI (Business Intelligence) e soluções Web acaba de anunciar que, em 2007, investirá fortemente no mercado de telecomunicações. A companhia está alinhavando parceria com outros players para desenvolver dispositivos móveis como celulares e PDAs.
Yim King Po, presidente da empresa, também mantém investimentos em outras duas empresas, a XPTA e a Sysprice, que atuam no mercado de ERP Microsoft e SAP, respectivamente.
"Elas trabalham de forma independente, e chegam em alguns casos competirem diretamente. Mas a escolha tem de ser sempre do cliente", diz o executivo.
Integradora da plataforma Oracle e-business, herdada da JD Edwards, para o mercado de PMEs (pequenas e médias empresas), a empresa anunciou faturamento de R$ 25 milhões no ano passado e estimativa de crescer 30% neste ano.
A área de BI, baseada em Business Objetcs (BO), é estimada com faturamento de 15% dos negócios.
Por ter trabalhado dois anos com a plataforma Hyperion, adquida recentemente pela Oracle, a YKP reavalia sua oferta nesta área.
Outra coluna do crescimento da YKP é a Fábrica de Software que deve crescer 10%. A integradora estreita parceria com a IBM em plataformas como o Lotus Notes (messaging e colaboração) e IBM Websphere (soluções Web transacionais) e investe em outras soluções de desenvolvimento: Microsoft .NET e Java.
Em mobilidade, a executivo diz que é uma aposta no futuro, pois "o boom desse mercado ainda não aconteceu, as operadoras não conseguem atender suas demandas no prazo e há uma carência de aplicações".