O Laboratório de Estudos e Aplicações em RFID (identificação por radiofrequência) do CPqD, inaugurado em fevereiro, agora conta com profissionais certificados internacionalmente nessa tecnologia. A certificação CompTIA Radio Frequency Identification (RFID+), que atesta a competência técnica do profissional para o desenvolvimento de projetos nessa área, foi conquistada em abril, durante um evento internacional do setor realizado em Orlando, na Flórida (EUA).
Para obter essa certificação, o profissional precisa passar por um teste constituído de 81 questões, em inglês, que devem ser respondidas em 90 minutos. Elas cobrem assuntos ligados a testes e identificação de problemas, padrões e regulações, bem como conhecimentos sobre etiquetas inteligentes (tag), radiofrequência, design, sistemas RFID, instalação e análise de ambientes.
A CompTIA – associação sem fins lucrativos voltada para a indústria de Tecnologia da Informação – recomenda que o profissional tenha de seis a 24 meses de experiência com a tecnologia RFID para alcançar bom resultado no teste.
"A obtenção da certificação CompTIA RFID+ faz parte de um compromisso assumido pelo CPqD junto à Finep e ao Ministério da Ciência e Tecnologia, uma vez que é uma das metas físicas pré-estabelecidas para o Laboratório de Estudos e Aplicações em RFID", afirma Alessandro Andreo, gerente de Soluções em Tecnologia Wireless do CPqD.
- certificação RFID