As vendas globais de tablets totalizaram 50,4 milhões de unidades no primeiro trimestre deste ano, o que representa ligeiro crescimento de 3,9% em relação ao mesmo período do ano anterior e uma queda de 35,7% na comparação com o trimestre passado, segundo dados da IDC. De acordo com a consultoria, a desaceleração nas vendas foi perceptível em tablets de vários sistemas operacionais e tamanhos de tela, o que mostra que este ano será desafiador para a indústria do setor.
"O aumento da oferta de smartphones com tela grande e o uso do mesmo modelo de tablet pelos consumidores por um período maior foram os dois fatores que contribuíram para um trimestre mais fraco do que o esperado no comércio de tablets", disse Tom Mainelli, diretor de pesquisa da IDC.
De acordo com ranking da consultoria, a Apple mais uma vez liderou o mercado mundial de tablets, com 32,5% de market share, ao embarcar 16,4 milhões de unidades no primeiro trimestre. Apesar do resultado, as vendas da fabricante americana caíram 16,1% em relação aos 19,5 milhões de tablets comercializados em igual período de 2013. Em segundo lugar aparece a Samsung, com 22,3% de participação e 11,2 milhões de unidades vendidas. (veja tabela abaixo):
Top 5: Fabricantes de tablets – Embarques globais e market share no 1º trimestre de 2014 (em milhões de unidades)
Fabricante | Embarques 1tri 2014 |
Share 1 tri 2014 | Embarques 1 tri 2013 | Share 1 tri 2013 | 2013-2014 Crescimento |
Apple | 16.4 | 32.5% | 19.5 | 40.2% | -16.1% |
Samsung | 11.2 | 22.3% | 8.5 | 17.5% | 32.0% |
ASUS | 2.5 | 5.0% | 2.6 | 5.4% | -2.8% |
Lenovo | 2.1 | 4.1% | 0.6 | 1.3% | 224.3% |
Amazon.com | 1.0 | 1.9% | 1.8 | 3.7% | -47.1% |
Outros | 17.2 | 34.2% | 15.5 | 31.8% | 11.5% |
Total | 50.4 | 100.0% | 48.6 | 100.0% | 3.9% |
Fonte: IDC, abril de 2014.