A HDI, fornecedora de automação em testes de software, deu mais um passo para impulsionar seu projeto de internacionalização. Após investir cerca de US$ 150 mil para inaugurar um escritório na Espanha, em outubro do ano passado, a empresa destinou outros US$ 200 mil para abrir, em março deste ano, uma filial no Chile. Mas o projeto da empresa é mais ambicioso. Até meados de 2010, a meta da HDI é montar uma operação própria no Japão, segundo adianta o presdiente da companhia, Marco César Bassi.
Atualmente, a HDI está presente, por meio de parcerias, no Peru, Venezuela, México e Portugal, e está em negociações para fechar acordos de representação na Alemanha.
Hoje, segundo Bassi, o mercado externo já representa 20% do faturamento total da companhia, que deve fechar este ano com receita entre R$ 10 milhões e R$ 12 milhões. "Apenas as vendas para a América Latina devem responder por 15% do faturamento total em três anos", avalia Bassi. A meta da HDI é faturar até US$ 4 milhões ao ano com as vendas para o mercado latino-americano. De com o executivo, a unidade do Chile será responsável por controlar todas as operações na América Latina e receberá investimentos de até US$ 400 mil ao ano.
- Estratégia de ambiciosa