Com a venda de apenas 900 mil tablets da linha Surface entre o quarto trimestre de 2012 e o primeiro trimestre deste ano, o que perfaz uma participação nesse mercado de 1,8%, a Microsoft anunciou recentemente que irá expandir a disponibilidade do equipamento. O modelo Surface Pro, que vem equipado com Windows 8 e começou a ser vendido em fevereiro nos Estados Unidos e Canadá, deve passar a ser comercializado em breve em mais países.
O primeiro tablet da linha Surface, o Surface RT, lançado em outubro do ano passado, já está disponível em países como Reino Unido, França, China e Austrália. Com o anúncio do Surface Pro, a empresa também informou que começará a vender a versão RT do dispositivo em mais treze países. Em relação ao Brasil, porém, não existem novidades. Segundo a Microsoft, não há qualquer previsão de quando os tablets vão desembarcar por aqui.
Além disso, a Microsoft está lançando um novo programa chamado AppsForSurface para desenvolvedores independentes de software (ISVs). A empresa vai fornecer dispositivos e recursos para o desenvolvimento de software específico para a linha Surface, visando impulsionar as vendas do equipamento em empresas, órgãos governamentais e acadêmicos. O direcionamento do foco para o mercado corporativo, segundo analistas de mercado, faz parte da estratégia da fabricante para expandir sua presença nesse segmento, que tem sido sua maior fonte de receita na área de PCs, e tentar aumentar também a adoção do Windows 8 e do modelo RT.
Até o momento, o Surface vinha sendo vendido apenas em lojas autorizadas da Microsoft e as aplicações estavam voltadas basicamente para os consumidores finais. Mas, a partir de agora, passará a ser comercializado para corporações, por meio da rede de revendas e distribuidores da empresa.
De acordo com empresa de pesquisas e de investimento Zacks Investment Research, com foco em análise e recomendação de ações, embora a Microsoft tenha ficado para trás na corrida no mercado de tablets, ainda há tempo para criar seu próprio nicho. Combinando a funcionalidade de um tablet e laptop, o Surface pode atrair novos usuários. “Também não devemos nos esquecer da robustez financeira da empresa, o que lhe dá o poder de conceber e implementar estratégias como o AppsForSurface”, diz relatório da consultoria.