Movile recebe aporte de R$ 1 bilhão da Prosus

0

Movile, empresa que investe e desenvolve negócios de tecnologia como iFood, MovilePay, PlayKids, Afterverse, Sympla e Zoop, recebeu um novo aporte da Prosus totalizando R$ 1 bilhão (US$ 200 milhões) – o maior investimento primário em uma única rodada desde a fundação da empresa, em 1998. A Prosus, grupo global de internet e um dos maiores investidores em empresas de tecnologia do mundo, é o principal investidor da Movile desde 2008.

Os novos recursos serão direcionados para a expansão das atuais empresas da Movile, incluindo o iFood, empresa líder em foodtech e uma das maiores histórias de sucesso de tecnologia até hoje na região; MovilePay e Zoop, duas das principais fintechs do Brasil; e Mensajeros Urbanos, empresa de logística com sede na Colômbia que também cresce rapidamente no México e em outros países da região. A Movile planeja, ainda, investir em novas empresas de tecnologia inovadoras no Brasil e na América Latina.

"O sucesso de empresas como o iFood incentiva empreendedores da América Latina a se unirem ao ecossistema tecnológico em constante expansão na região", reforça Patrick Hruby, CEO da Movile (foto). "A Movile está comprometida em melhorar a vida das pessoas, e isto inclui apoiar os empresários, gerar novos empregos e trazer mais praticidade e conveniência aos consumidores. Com este novo aporte, continuaremos a ajudar fundadores a alcançarem suas grandes ambições para construir a próxima história de sucesso na região", reforça.

O jeito Movile de investir

Nos últimos três anos, a Movile alcançou um crescimento médio anual de 80% em receita e realizou mais de 30 negócios, entre investimentos e M&As. Isto inclui a ampliação da estratégia de logística, com o aporte na plataforma de entrega colombiana Mensajeros Urbanos, em 2020, e o investimento este ano na argentina Moova, expandindo a presença da Movile no mercado latino-americano. No início de julho, a Movile também investiu R$170 milhões na Zoop como parte do novo financiamento da Prosus.

"O histórico de sucesso da Movile se deve a uma cultura inovadora e visão de negócios. Eles são um investidor estratégico com sólido conhecimento e experiência no mercado latino-americano, o que garante muito valor às pessoas, à cultura, à administração, às finanças e ao desempenho da companhia. Eles colaboram de forma direta e aprofundada com suas empresas investidas para garantir o sucesso de cada uma delas, o que representa uma maneira única de investir e semelhante à abordagem da própria Prosus", disse Roger Rabalais, CFO da Prosus Food e Presidente do Conselho da Movile.

Próximos passos: fortalecer fintechs, logística e games

Para os próximos meses, a Movile planeja continuar investindo em suas empresas atuais, além de expandir seu portfólio, focando nas verticais de logística, fintechs e games.

Em toda a América Latina, as vendas online estão em alta, com crescimento de 36,7% no e-commerce da região em 2020, resultando na necessidade de mais e melhores ofertas logísticas. Somente no Brasil, as vendas online aumentaram 66% em 2020, mais do dobro da taxa de crescimento dos EUA, de acordo com o Euromonitor, e com expectativa de crescimento de 56% até 2024, de acordo com Worldpay by FIS. Com base neste crescimento, a Movile continuará investindo em sua tese de logística.

Por sua vez, o segmento de fintechs tem recebido o maior investimento na América Latina nos últimos seis anos, de acordo com a LAVCA?, e continuará sendo o foco central da Movile. Recentemente, o segmento foi definido como uma divisão específica dentro do grupo, incluindo MovilePay e Zoop. Uma iniciativa conjunta entre as duas empresas lançou a Conta Digital iFood, desenvolvida pela MovilePay com tecnologia da Zoop. Desde seu lançamento, em outubro de 2020, a MovilePay já concedeu cerca de R$ 200 milhões em crédito a pequenos restaurantes registrados na plataforma iFood, com mais de 150 mil contas digitais ativas.

"Fintech é hoje uma vertical-foco para a Movile. Em um futuro não muito distante, vislumbramos que todas as empresas se tornarão uma fintech e serão capazes de oferecer serviços financeiros a seus clientes. A Zoop faz exatamente isso para as empresas, e a MovilePay possibilita isso para os restaurantes", acrescenta Hruby.

Outro mercado-foco para a Movile é o de Games, com Afterverse?– a marca de jogos nascida dentro da PlayKids, que alcançou um crescimento impressionante durante a pandemia. A Movile possui e opera os títulos PK XD e Crafty Lands e alcança 50 milhões de jogadores por mês, tornando-se rapidamente um dos grandes players globais de Games, com jogadores em mais de 180 países.

"A Afterverse começou como uma célula de inovação da PlayKids e alcançou rápido sucesso, por isso agora opera de forma independente. A empresa tem grande potencial para se tornar uma das maiores histórias de sucesso do Grupo Movile", afirma Hruby.

Olhando para o futuro, Hruby revela que a Movile continuará buscando empresas que complementem e agreguem valor ao ecossistema existente. "Buscamos empresas que desenvolvam soluções tecnológicas com potencial de crescimento exponencial. Além disso, é nossa missão trazer talentos cada vez mais diversos para as equipes das nossas empresas", conclui o CEO do Grupo Movile, que já conta com 5 mil funcionários, e possui hoje mais de 600 vagas abertas entre suas diversas companhias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.