UE avaliará impacto da compra do WhatsApp pelo Facebook sobre a concorrência

0

Autoridades antitruste da União Europeia (UE) encaminharam um segundo questionário, extremamente detalhado, aos concorrentes e clientes do Facebook e do WhatsApp para avaliar o impacto que a compra do aplicativo de mensagens pela rede social, por US$ 16 bilhões, terá sobre a concorrência de mercado. A Comissão Europeia está tentando entender o que separa uma rede social de um aplicativo de mensagens para chegar a conclusão sobre um cenário competitivo, de acordo com o questionário ao qual teve acesso o The Wall Street Journal.

O levantamento ajudará na avaliação formal do negócio pela UE, e poderá servir como teste para saber como aplicar a lei da concorrência no novo mundo da mídia social, em meio às preocupações dos países que compõem o bloco econômico em relação ao poder das empresas de tecnologia dos Estados Unidos.

Os destinatários do questionário são operadoras de telecomunicações, sites de redes sociais e outros provedores de serviços de internet, além de anunciantes, que a Comissão Europeia identifica como concorrentes ou clientes em pelo menos um dos mercados em que o Facebook e o WhatsApp operam.

"O tamanho do questionário, de quase 70 páginas, é incomum, e indica que a fusão poderá ficar vulnerável", disse um advogado especializado na lei antitruste da UE. "Ele destaca [as partes sobre concentração de mercado] o ponto fraco", disse ele, que pediu anonimato.

A Comissão Europeia e o Facebook se recusaram a comentar, e o WhatsApp não retornou o pedido do jornal americano para se pronunciar sobre o assunto.

Compromisso com a privacidade

Em abril, a Comissão Federal de Comércio dos Estados Unidos (FTC, na sigla em inglês) deu aval à aquisição do WhatsApp pelo Facebook, mas advertiu que o serviço de mensagens estará sujeito ao acordo de privacidade, assinado em 2012, pelo Facebook com o FTC, o qual exige que a rede social obtenha o consentimento dos usuários, antes de compartilhar informações, e mantenha um programa de proteção às informações dos consumidores.

Na ocasião, a diretora do Escritório de Defesa do Consumidor da FTC, Jessica Rich, enviou uma carta a diretores do Facebook e Whatsapp na qual advertiu que o órgão "continuará monitorando as práticas das duas empresas". "O Whatsapp fez promessas a respeito da natureza limitada de informações que compila, mantém e compartilha com terceiros, promessas que excedem as proteções atuais dos usuários do Facebook. Queremos esclarecer que, apesar da aquisição, o Whatsapp terá que honrar essas promessas a seus usuários", diz a carta.

O envio do questionário pela Comissão Europeia ocorre após o Facebook e WhatsApp notificarem formalmente o órgão antitruste sobre acordo, em 29 de agosto. A rede social contatou o órgão regulador em maio para indagar sobre o negócio, apesar de o WhatsApp não ter receitas suficientes na região que justifique sua inclusão na lei de fusões do bloco de 28 nações.

O prazo provisório para uma decisão sobre o caso do regulador antitruste da UE é 3 de outubro — normalmente a Comissão Europeia têm 25 dias úteis, depois de receber a notificação de um acordo de fusão, para decidir se fará uma investigação mais detalhada sobre o negócio, se considerar que ele pode prejudicar a concorrência no mercado comum do bloco.

As operadoras de telecomunicações da Europa têm feito lobby contra o acordo, argumentando que os serviços "over-the-top" (OTT) como WhatsApp utilizam infraestrutura das teles, mas não são tributados ou regulados da mesma forma. Alguns políticos europeus também expressaram profunda preocupação nos últimos meses com a forma como as empresas de tecnologia dos EUA passaram a dominar a economia digital da Europa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.