A busca por melhorias em processos de gestão faz despertar a atenção das empresas de TI para conseguir certificações antes restritas apenas às grandes corporações. Um exemplo é o Capability Model Integrated (CMMI), modelo que contribui na melhoria dos processos organizacionais e na habilidade em gerenciar o desenvolvimento, a aquisição e a manutenção de produtos e serviços de softwares.
Dados mostram que no Brasil, o número de organizações que buscam a avaliação CMMI tem crescido substancialmente. De 1997 para 2006, as empresas certificadas em CMM subiram de uma para 49 e as avaliadas em CMMI, de uma, em 2003, para 21 em 2006. Isso chama a atenção para a busca deste modelo, que tem peso nas licitações públicas e também é um pré-requisito para a venda de serviços no exterior. Dados do SEI de 2007 mostram que no mundo existem
6.437 empresas avaliadas em CMM e CMMI.
Uma das empresas brasileiras certificadas em CMMI nível 3 é a MSA-INFOR, empresa do grupo Magnesita. Cássia Rodrigues Leite, coordenadora de Gestão da Qualidade da MSA, explica que o programa de melhoria baseado no CMMI proporcionou a empresa um foco para a evolução do processo de desenvolvimento de softwares em conformidade com as políticas organizacionais, necessidades e anseios dos clientes.
Cássia destaca que outro benefício alcançado foi o controle efetivo dos projetos de desenvolvimento e manutenção de softwares, por meio do qual torna-se possível fazer o acompanhamento e ter a documentação de um software revisada e atualizada. Além disso, o gerente ou líder tem uma maior visão do andamento do projeto, utilizando-se das métricas, análise de decisão e descobertas de riscos inerentes aos projetos.