A fabricante de chip britânica ARM, líder no mercado de microprocessadores para dispositivos móveis e eletrônicos de consumo, anunciou a formação de uma joint venture com a Gemalto, fornecedora holandesa de SIMCards e de soluções de segurança digital, e a Giesecke & Devrient (G&D), empresa alemã de desenvolve tecnologia para smart card, identificação segura e certificação digital. A nova companhia será voltada ao desenvolvimento de sistemas de segurança para serviços que operam em tablets, TV conectadas à internet, smartphones, videogames, entre outros dispositivos.
Em nota, as empresas dizem apostar na demanda por esse tipo de sistema, já que a segurança é crítica para empresas que desejam fazer negócios por meio de dispositivos conectados ou oferecer serviços no nível esperado para os consumidores. Os serviços incluem desde aluguel de filmes digitais a aplicações de mobile payment a partir da integração dos padrões de segurança em nível de hardware, software e serviços.
Embora não revelem o investimento na joint ventura, o comunicado diz que as três empresas irão contribuir com capital, patentes, software e equipes. A ARM terá 40% de participação e a Gemalto e G&D, 30% cada uma. Estas últimas ficarão responsáveis pelo desenvolvimento de software, que irá operar sobre a plataforma de processador TrustZone da ARM.
"A integração de hardware, software e serviços necessários para atingir segurança em todo o sistema tem sido muito lenta", afirmou o CEO da ARM, Warren East. "Estou confiante que essa união irá acelerar a adoção de um padrão de segurança em plataformas", completou.