O NeoID, certificado digital em nuvem do Serpro, já pode ser utilizado nas Juntas Comerciais de 12 estados do país. O processo de abertura, alteração e baixa de empresas nos estados de Alagoas, Amapá, Paraíba, Rio Grande do Norte, Paraná, Maranhão, Rondônia, Tocantins, Piauí, Sergipe, Goiás e Espírito Santo ficou mais prático, ágil e seguro para os usuários do NeoID.
Neste mês de julho, o NeoID foi incorporado ao Sistema Gerenciador da RedeSim (SIGFácil) das Juntas Comerciais, uma solução web que faz a integração entre o Cadastro Sincronizado Nacional (CADSINC) e os diversos órgãos estaduais e municipais envolvidos no processo de abertura, alteração e baixa de empresas.
Segundo o gestor do NeoID no Serpro, Thiago Piculo, "a integração amplia as possibilidades de uso do NeoID. Os usuários do SIGFacil passam a ter a opção de assinar documentos digitalmente pelo smartphone, tablet e computador, algo que antes era impossível", informou Piculo.
Vantagens
Essa tecnologia de certificação em nuvem pode ser armazenada em smartphones, sem a necessidade de token ou arquivo digital. É possível utilizar um único NeoID em múltiplos dispositivos móveis. A solução garante mais segurança com dupla checagem de acesso através dos smartphone ou tablets.
Os benefícios para quem possui o certificado digital em nuvem são muitos: possibilidade de visualizar o histórico completo de uso, permitindo rastrear todos os acessos feitos com o certificado; tem validade de três anos e oferece validação por videoconferência.
Como usar o NeoID no SIGFacil
Na prática, assinar documentos no SIGFacil com NeoID é muito simples. No ambiente de acesso restrito, quando um solicitante abre processo e anexa os documentos, basta clicar em assinar, durante o processo de assinatura eletrônica do sistema, direto pelo smartphone ou tablet.
O NeoID pode ser utilizado em sites e sistemas que suportem certificado em nuvem pelo smartphone ou tablet. Para usar no computador, é preciso instalar o NeoID Desktop e realizar o pareamento com app NeoID.
[…] FONTE: TI Inside […]