A Cast conquistou no dia 14 de agosto a certificação MPS.BR nível C. Criado em 2003 pela Associação Brasileira para a Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex), o programa de Melhoria de Processo do Software Brasileiro (MPS.BR) prega a melhoria contínua dos processos de qualidade da empresa e a adoção de melhores práticas de engenharia de software. O programa tem foco no ciclo de vida de desenvolvimento de software, um dos principais pilares na excelência operacional da fábrica de software e que inclui questões como qualidade, custo e prazo.
A MPS.BR nível C é compatível com a certificação CMMI 3, obtida pela Cast há três anos. Segundo a Diretora de Operações da empresa, Patrícia Rosatto Ribeiro Scilingo, as organizações levam em média de seis a dez meses no processo de preparação, mas a Cast precisou de apenas dois para obter o certificado. "O trabalho interno foi muito intenso, com uma equipe de quase 30 pessoas dedicadas exclusivamente ao projeto, que contou com o apoio integral da direção", explica Patrícia.
A certificação, reconhecida nacionalmente, funciona como um diferencial na conquista de clientes de todos os segmentos, além de ser extremamente importante para quem fornece software e serviços a empresas públicas, pois é uma das exigências para habilitar as empresas a participarem de concorrências públicas. "A certificação confirma nossa capacidade produtiva e habilidade de desenvolver projetos em larga escala, com significativa redução nos prazos e custos associados.", afirma Patrícia.
A MPS.BR conta com o apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
- certificado nível C