A epay Brasil, empresa do grupo Euronet, um dos maiores distribuidores de conteúdo em cartões pré-pagos do mundo, investe no mercado de soluções de cartões de marca própria para redes varejistas brasileiras.
"As vantagens de lojas comercializarem cartões presente de sua marca são inúmeras para o varejo, principalmente em um momento de busca por novas soluções para aumentar o fluxo de clientes em loja, e consequentemente, o faturamento", diz Solange M.A.Cunha, country manager da empresa, acrescentando que a expectativa é um crescimento no ano de 15% no geral e 25% exclusivamente no segmento de vale-presentes. O grupo movimenta 2,7 bilhões de transações no mundo. No Brasil, a empresa registrou faturamento de R$778 milhões.
A executiva explica que cartões pré-pagos atendem qualquer tipo de varejo. Dispostos próximos ao caixa, os vale-compras da própria loja são mais comuns em supermercados, lojas de departamento, eletroeletrônicos e livrarias, mas se encaixam bem em diversos segmentos do varejo. "Há um grande mercado a explorar, uma vez que novos segmentos demonstram cada vez mais interesse por esse tipo de solução de pagamento", acrescenta.
Quem ganha um cartão pré-pago acaba consumindo mais do que o valor carregado, aumentando o ticket médio da loja. Além disso, aproximadamente 10% do total dos cartões vendidos ficam com valor residual – que não é utilizado pelo consumidor, e que após o prazo de vencimento pode se transformar em margem adicional para o varejo. Na média, a venda de cartões aumenta em 15% a rentabilidade do varejista, mas esse percentual varia conforme a operação e do nível de infraestrutura do varejo.
As lojas podem também mudar a promoção dos cartões de acordo com a sazonalidade do varejo e temas específicos, por exemplo, "vale-fralda", que nada mais é do que um cartão pré-pago tematizado, porém direcionando a uma necessidade especifica.
epay
A epay, empresa do grupo EuronetWorldwide, com ações na Nasdaq, está presente em mais de 30 países. Especialista na gestão de produtos, tais como cartões presente, cartões para jogos online, assinaturas e créditos para conteúdos digitais, a epay Brasil tem como objetivo conectar marcas a consumidores por meio da tecnologia pré-paga, sem a necessidade de bancos e bandeiras de cartões de crédito. Microsoft, XBOX e Google Play são algumas das marcas que chegam ao consumidor final por meio das soluções disponibilizadas pela empresa.