A busca pelo entendimento dos anseios dos consumidores para melhor atendê-los já é uma realidade para a maioria das grandes empresas. Seguindo essa prática e sua missão de se tornar a rede das redes, a Visa, por meio de sua consultoria Visa Consulting & Analytics, lança uma plataforma digital de pesquisa qualitativa para apoiar parceiros a entender as demandas de seus clientes, ajudando-os a desenvolver soluções mais customizadas.
O sistema, desenvolvido de forma proprietária, em parceria com a Market Data, uma das mais completas empresas de marketing de relacionamento do mercado latino-americano, será baseado nos insights dos consumidores participantes da pesquisa, e apoia-se em uma metodologia de pesquisa remota, ágil e colaborativa.
Com este lançamento, a Visa amplia seu portfólio de serviços e passa a entregar ainda mais inteligência de dados e soluções aos seus clientes, apoiando-os com informações valiosas para seus negócios. A nova plataforma permite que emissores, credenciadores, startups e estabelecimentos comerciais, indiquem um grupo de clientes, atuais ou potenciais, para participar da pesquisa online de seu interesse. Por sua vez, os participantes poderão testar a novidade que deverá ser lançada ao mercado e serão impactados de várias formas pelos parceiros, que irão estimulá-los a opinar sobre as iniciativas. Eles também poderão interagir dentro de comunidades online, criadas especialmente para a troca de informações entre eles sobre o desafio em questão.
Conforme os retornos e interações sejam gerados, é possível avaliar ações que sejam interessantes para cada perfil de usuário, ajustando-as caso seja necessário.
"O interessante da solução é que ela permite ao parceiro construir um ecossistema próprio com seus clientes e possíveis novos parceiros, já que possibilita cocriar o lançamento de novos produtos, serviços, promoções ou diferentes funcionalidades, tudo de forma mais assertiva", explica Oscar Pettezzoni, diretor executivo da Visa Consulting & Analytics (VCA).
"Esse formato de trabalho colaborativo apoia na redução de riscos, traz mais economia de custos e de tempo, além de promover engajamento e proximidade entre os envolvidos. Por ser online, a plataforma permite ainda engajar consumidores de diversas regiões do país, ou seja, também agrega vantagens como capilaridade e alcance", complementa.
Como toda pesquisa qualitativa, a coleta de informações geradas na comunidade online exige análise interpretativa para produzir resultados relevantes. Todo o processo de compilar as informações concebidas, cruzar dados e analisar conteúdos é feito por VCA. Depois de gerados os insights, ainda há um processo de testagem, mensuração e formatação até o produto ideal. "Esse é o nosso diferencial, não olhamos apenas para dentro de casa, nós aplicamos testes para alcançar níveis excelentes de assertividade, proporcionando aos parceiros mais certeza em seguir com o lançamento", conclui o executivo.