Com o objetivo de criar um ambiente com alta disponibilidade para hospedar aplicações de TI, a construtora Rio Verde Engenharia, com sede em Limeira, no interior de São Paulo, e que há 30 anos executa obras nos segmentos residencial e corporativo, precisou reestruturar todo o seu ambiente de TI para suportar o ritmo de crescimento da empresa.
Para tal, a Rio Verde investiu R$ 145 mil para virtualizar 100% dos seus servidores através da tecnologia de armazenamento da EMC – o storage EMC VNXe. A escolha, segundo a empresa, se deu em razão da capacidade e disponibilidade da solução, implantada entre março e abril deste ano, em parceria com a GSO Tecnologia.
De acordo com a companhia, antes, seu ambiente de TI contava com servidores físicos processando aplicações críticas de negócios, sendo que, em caso de falha dos equipamentos, o tempo de resposta para que as aplicações continuassem operando seria muito lento. "A inteligência da solução é seu grande diferencial por proporcionar maior segurança e controle em caso de acidente", avalia o coordenador de TI da Rio Verde, Paulo Diniz.
Com a virtualização, a Rio Verde passou a ter um ambiente de TI onde é possível criar, restaurar ou replicar servidores de uma maneira fácil e rápida. A flexibilidade da solução também permite a realização de upgrades (discos, memória, hosts) a qualquer momento com o menor impacto aos usuários.