A Marfrig, especialista na produção de hambúrgueres e uma das maiores empresas de carne bovina do mundo, agilizou os seus pedidos de vendas após automatizar os fluxos de trabalhos ligados à digitação dos pedidos da área de Planejamento e Controle de Produção (PCP) com tecnologia da Certsys, empresa especializada em soluções para Transformação Digital e inovação.
Os robôs implementados pela Certsys geram agilidade aos pedidos enviados para fornecedores. Hoje, os robôs digitam um pedido em um tempo médio entre três e quatro minutos, recebendo uma base de 50 solicitações por dia, vindas do Brasil todo. No cenário anterior, em que o colaborador recebia a demanda e preenchia os dados manualmente, essa mesma ação levava, em média, 10 a 15 minutos. Dessa forma, a companhia também consegue agilizar o envio de produtos entre suas unidades.
A eficiência robótica é medida pelo ganho de horas produtivas dos colaboradores. No total, já foram economizadas, até agosto deste ano, 9 mil horas, devido ao uso de robôs de automação no sistema operacional da Marfrig. Eles são capazes de fazer tarefas de maneira mais eficiente e rápido, cerca de 70% mais rápido, em comparação com um ser humano realizando a mesma atividade.
"Na prática, os robôs fazem a leitura de uma planilha preenchida pelos colaboradores, de cada área competente, com informações recebidas dos vendedores, inserindo estas solicitações no ERP da Marfrig", explica Ramon Cordeiro, Hyperautomation & CX Tech Lead da Certsys.
A sinergia obtida pela tecnologia de RPA (Robotic Process Automation), por conta da otimização das funções do trabalhador, levou mais duas áreas da Marfrig a aderirem aos robôs implementados pela Certsys.
O departamento que cuida da compra e venda de couro bovino também adotou um bot para digitar pedidos vindos de clientes, que solicitam a pele do boi para a produção de roupas, calçados, estofados e outros artigos. No total, com o apoio da automação, muitos pedidos foram digitados em seis meses de uso. Já no setor responsável pelo fornecimento de carnes com osso, igualmente amparado por robôs digitadores, a equipe alcançou uma economia de horas em atividades repetitivas, enquanto os bots processavam centenas de pedidos em seis meses.
"Quando inserimos novas tecnologias, o negócio expande. Ninguém quer ficar o expediente inteiro preenchendo planilha. Hoje a equipe agradece a chegada dos robôs, pois está focada em atividades voltadas para o crescimento da companhia e para o próprio desenvolvimento pessoal. Com isso, o time é capaz de entregar novas competências, sem deixar de atender cada um dos nossos fornecedores de maneira personalizada e dinâmica. A produtividade acontece em sincronia com a eficiência operacional e a inteligência humana, que supervisiona esses processos", explica Joel Santiago, diretor de Tecnologia da Informação da Marfrig.
Robôs e faturas telefônicas
A Marfrig também automatizou os processos ligados ao pagamento de faturas dos serviços de telefonia das áreas comerciais localizadas na Argentina e no Uruguai. Os robôs implementados pela Certsys receberam centenas de boletos, de outubro de 2020 a julho de 2021.
Programado para proporcionar melhor desempenho nas dinâmicas ligadas à digitação das faturas telefônicas, o bot lê arquivos em formato PDF e extrai as informações necessárias no sistema para facilitar a leitura de faturas das oito operadoras que trabalham com a Marfrig.
Com o uso dos robôs, a companhia obteve benefícios que vão além dos fluxos ligados à compra e venda. O próximo passo é expandir o uso da tecnologia no apoio às melhores práticas ligadas às certificações exigidas em suas áreas de atuação.
"É uma grande honra fazer parte da iniciativa de inovação da Marfrig. O projeto ilustra como a automação vem se tornando decisiva para o crescimento das grandes indústrias. Confirma a possibilidade de unir a melhoria de processos com a eficácia de robôs na geração de atividades mais produtivas, menos lentas e suscetíveis a erros", finaliza João Teixeira, Chief Growth Officer (CGO) da Certsys.