Brasil está entre os países que pior aproveitam as TICs para impulsionar a competitividade

0

O Brasil ainda enfrenta importantes desafios para a adoção e melhor exploração de tecnologias da informação e comunicações (TICs). A constatação é do relatório "Tecnologia da Informação Global 2012: Vivendo em um mundo hiperconectado”, publicado pelo Fórum Econômico Mundial, o qual enfatiza que a América Latina como um todo não consegue aproveitar plenamente o uso das TICs para fomentar a competitividade, apesar do desempenho econômico favorável da região nos últimos dez anos.

No ranking dos países que mais aproveitam as TICs para impulsionar a competitividade, o Brasil está na 65ª posição, atrás da China, em 51° lugar, e de outros países latino-americanos como Chile (38°) e Uruguai (44°). Segundo o estudo, a base de competências insuficiente e debilidades institucionais, principalmente no universo dos negócios, dificultam o empreendedorismo e a inovação nos países que compõem o chamado Bric, grupo formado por Brasil, Rússia, Índia e China.

No que diz respeito especificamente à América Latina, o relatório aponta três razões para o atraso, tais como o investimento insuficiente no desenvolvimento de infraestrutura de TICs, base de competências fraca em função da má qualidade dos sistemas educacionais e condições de negócios desfavoráveis ao estímulo ao empreendedorismo e à inovação.

Os países que encabeçam o ranking são a Suécia, seguida por Cingapura e Finlândia. Também estão no topo da lista a Dinamarca (4ª), Suíça (5ª), Países Baixos (6ª), Noruega (7ª), Estados Unidos (8ª), Canadá (9ª) e Reino Unido (10ª).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.