O Centro de Diagnóstico e Medicina Avançada e Conferências e Telemedicina (Cedimat) da República Dominicana está utilizando os benefícios da plataforma completa de gestão hospitalar SOUL MV, implantado pela MV nas áreas Clínica, Assistencial, Financeira, de Controladoria e de Suprimentos. A partir deste mês de maio, uma visão global da instituição localizada na capital e considerada um dos centros de medicina mais avançados da América Latina.
Para completa informatização e agilidade no andamento dos processos, até então realizados de forma manual ou por meio de um sistema não integrado, o Cedimat contratou a MV em 2014 com o objetivo de agregar maior qualidade aos cerca de 13 mil atendimentos mensais, controle do histórico de pacientes e garantiria maior segurança na preparação para a conquista da certificação Joint Commission International (JCI).
Entre as soluções implantadas no hospital está o Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) e sua versão mobile. Além de reunir em um único local informações de todos os atendimentos, o PEP permite que médicos acessem o prontuário à beira do leito por meio de dispositivos móveis e, assim, facilitem suas rotinas, evitem a redundância de informações e eliminem o uso de papel.
De acordo com o diretor de Negócios Internacionais da MV, Marcos Sobral, os profissionais do hospital já estão vislumbrando os benefícios do sistema. "As equipes de enfermagem, por exemplo, que passaram a trabalhar com processos eletrônicos e menos burocráticos, têm observado a possibilidade de dedicar mais tempo e atenção ao paciente e realizar um atendimento mais humanizado."
Contando também com soluções de gestão estratégica, agora o Cedimat tem disponível em um Painel de Indicadores informações em tempo real sobre todos os acontecimentos clínicos. Isso dá à unidade de saúde capacidade para manter a gestão de dados à vista, acompanhar e controlar os resultados, facilitar a integração dos setores e tomar decisões mais assertivas.
Fornecidas pela Microdata, empresa do grupo MV, as ferramentas de gestão de imagens, Radiology Information System (RIS) e Picture Archiving and Communication System (PACS), estão dando ao Cedimat mais praticidade e produtividade entre a realização do exame e a disponibilização do diagnóstico. O RIS otimiza a gestão desde o agendamento e realização de exames até o laudo com suporte a reconhecimento de voz e entrega de resultados; e o PACS permite a captura, o armazenamento e o compartilhamento de imagens geradas por diversos equipamentos, utilizando um viewer com ferramentas avançadas de reconstrução certificada internacionalmente. Para Sobral, "com a quantidade de informações disponíveis e a facilidade de acesso, os profissionais de saúde do Cedimat conseguem avaliar melhor o paciente e identificar as melhores formas de atendimento".