OLX reforça investimentos em segurança e utiliza solução da BugHunt para identificar e antecipar fragilidades

1

O ano de 2020 registrou uma alta no número de ataques cibernéticos em todo o mundo. Segundo a Fortinet, só no Brasil, foram mais de 3 bilhões de tentativas de ciberataques. Diante desse cenário, quando se fala em hacker, a reação da maioria das equipes de TI é sentir receio. Há tempos, esse termo é associado apenas aos criminosos da internet, que aproveitam brechas de segurança. No entanto, tem sido comum a propagação do hacker do bem, profissional que contribui para o aumento de segurança e estabilidade do sistema de um negócio.

A OLX é um dos exemplos de pioneirismo nessa frente. Buscando manter a confiança de seus 33 milhões de clientes que mensalmente acessam a plataforma, a companhia global de comércio eletrônico e maior site de compra e venda do Brasil passou a integrar o time de empresas que contam com os serviços dos especialistas inscritos na BugHunt, primeira plataforma brasileira de Bug Bounty, programa de recompensa por identificação de falhas.

De acordo com a BugHunt, as empresas têm mudado sua percepção e estão mais engajadas em evoluir a maturidade de segurança em seus processos e sistemas. "Isso é fundamental para que os negócios não parem, pois o cibercrime também evolui e, para conseguir acompanhar esta evolução, é preciso investir em cibersegurança. Atualmente, a melhor opção são os programas de recompensa por bugs, pois promovem pioneirismo no mercado", explica Caio Telles, CEO da empresa.

O Grupo OLX participa dos programas de Bug Bounty no exterior desde 2017 e identifica que as pesquisas contribuem para a melhoria da plataforma. "Em junho de 2020, decidimos trazer o programa para o Brasil por meio de BugHunt e nos aproximar mais dos pesquisadores brasileiros, já que a maioria dos relatórios estrangeiros recebidos vinha de pesquisadores daqui", destaca Raúl Rentería, CTO da OLX Brasil.

Segundo o executivo, a vigência da LGPD foi um dos fatores que influenciaram na decisão. "A LGPD foi um dos motivadores para trazer o programa para o Brasil, já que o número de relatórios recebidos por pesquisadores estrangeiros contendo falso positivo para dados pessoais brasileiros é muito alto. Entendemos que os pesquisadores no Brasil têm uma visão mais assertiva quando se trata dos nossos dados. A jornada da LGPD começou em meados de 2018 e atravessou 2020 contemplando a classificação de dados, automação e adequação da política de uso", destaca.

Com quase meio milhão de anúncios todos os dias e uma média de 2 milhões de vendas por mês – cerca de 50 por minuto –, a OLX é uma das empresas de tecnologia que mais cresce no Brasil. Para o CTO da OLX Brasil, a companhia, que já exercia o regime de trabalho remoto desde 2018 com diversas equipes, não foi impactada diretamente pela pandemia, mas mantém a segurança como ponto focal durante esse período. "Enxergamos os pesquisadores e especialistas em cibersegurança como parceiros para a melhora da nossa plataforma e acreditamos que esta relação traz benefícios para ambos os lados", conclui.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.