O ano de 2020 registrou uma alta no número de ataques cibernéticos em todo o mundo. Segundo a Fortinet, só no Brasil, foram mais de 3 bilhões de tentativas de ciberataques. Diante desse cenário, quando se fala em hacker, a reação da maioria das equipes de TI é sentir receio. Há tempos, esse termo é associado apenas aos criminosos da internet, que aproveitam brechas de segurança. No entanto, tem sido comum a propagação do hacker do bem, profissional que contribui para o aumento de segurança e estabilidade do sistema de um negócio.
A OLX é um dos exemplos de pioneirismo nessa frente. Buscando manter a confiança de seus 33 milhões de clientes que mensalmente acessam a plataforma, a companhia global de comércio eletrônico e maior site de compra e venda do Brasil passou a integrar o time de empresas que contam com os serviços dos especialistas inscritos na BugHunt, primeira plataforma brasileira de Bug Bounty, programa de recompensa por identificação de falhas.
De acordo com a BugHunt, as empresas têm mudado sua percepção e estão mais engajadas em evoluir a maturidade de segurança em seus processos e sistemas. "Isso é fundamental para que os negócios não parem, pois o cibercrime também evolui e, para conseguir acompanhar esta evolução, é preciso investir em cibersegurança. Atualmente, a melhor opção são os programas de recompensa por bugs, pois promovem pioneirismo no mercado", explica Caio Telles, CEO da empresa.
O Grupo OLX participa dos programas de Bug Bounty no exterior desde 2017 e identifica que as pesquisas contribuem para a melhoria da plataforma. "Em junho de 2020, decidimos trazer o programa para o Brasil por meio de BugHunt e nos aproximar mais dos pesquisadores brasileiros, já que a maioria dos relatórios estrangeiros recebidos vinha de pesquisadores daqui", destaca Raúl Rentería, CTO da OLX Brasil.
Segundo o executivo, a vigência da LGPD foi um dos fatores que influenciaram na decisão. "A LGPD foi um dos motivadores para trazer o programa para o Brasil, já que o número de relatórios recebidos por pesquisadores estrangeiros contendo falso positivo para dados pessoais brasileiros é muito alto. Entendemos que os pesquisadores no Brasil têm uma visão mais assertiva quando se trata dos nossos dados. A jornada da LGPD começou em meados de 2018 e atravessou 2020 contemplando a classificação de dados, automação e adequação da política de uso", destaca.
Com quase meio milhão de anúncios todos os dias e uma média de 2 milhões de vendas por mês – cerca de 50 por minuto –, a OLX é uma das empresas de tecnologia que mais cresce no Brasil. Para o CTO da OLX Brasil, a companhia, que já exercia o regime de trabalho remoto desde 2018 com diversas equipes, não foi impactada diretamente pela pandemia, mas mantém a segurança como ponto focal durante esse período. "Enxergamos os pesquisadores e especialistas em cibersegurança como parceiros para a melhora da nossa plataforma e acreditamos que esta relação traz benefícios para ambos os lados", conclui.
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