Pela primeira vez, uma pessoa com tetraplegia pilotou um carro de corrida usando comandos cerebrais. A conquista faz parte do projeto 'Movido a Respeito', criado pela Globo em parceria com o Instituto Rodrigo Mendes com o objetivo de buscar a inclusão e uma mudança de atitude da sociedade quando se trata do tema deficiência. O projeto, que marca uma nova fase da plataforma 'Tudo Começa Pelo Respeito', foi lançado com a nova temporada da Fórmula 1.
Nos filmes, gravados no autódromo Velo Cittá, na cidade de Mogi Guaçu, interior de São Paulo, o próprio Rodrigo, que perdeu os movimentos aos 18 anos após levar um tiro durante um assalto, é responsável por conduzir o automóvel – e o faz pela primeira vez desde o incidente.
Para a realização do projeto, em que foram envolvidos mais de 100 profissionais de diferentes áreas da Globo, um carro de corrida foi especialmente projetado e equipado para possibilitar uma experiência de direção através de um sistema que responde a comandos cerebrais. Elaborado pela equipe de Tecnologia da empresa, sensores foram instalados no capacete do piloto, que por sua vez estava conectado ao motor do veículo. Através de um software, o mapeamento dos impulsos elétricos produzidos pelas ondas cerebrais do piloto foi enviado para um computador de bordo conectado ao sistema de direção.
A tecnologia garantiu que a aceleração do carro e os movimentos de curva para direita e esquerda fossem conduzidos pelo pensamento de Rodrigo. Na prática, o sistema detecta os padrões de pensamento e, quando o pensamento treinado é repetido, o computador de bordo reage aos acionamentos necessários no sistema de direção.
Além dos sensores cerebrais, o carro foi equipado com um sistema de controle computadorizado de onde se aciona direção, acelerador, freio, embreagem e mudança de marcha. Uma câmera frontal detectou o traçado da pista. Para segurança de Rodrigo, o veículo contou com um receptor remoto e uma comunicação direta com as equipes no box.
Campanha
A campanha 'Movido a Respeito' é mais uma etapa da plataforma 'Tudo começa pelo Respeito', lançada pela Globo em 2016, em parceria com UNESCO, UNICEF, UNAIDS e ONU MULHERES, e que atua na mobilização da sociedade para o fortalecimento de uma cultura que não apenas tolere, mas respeite e discuta amplamente os direitos de públicos vulneráveis à discriminação e ao preconceito.
· Confira o filme:
[youtube https://www.youtube.com/watch?v=gK7phgZB4KU?rel=0&controls=0&showinfo=0&w=427&h=240]
FICHA TÉCNICA
Direção de Criação: Sergio Valente, Mariana Sá e Leandro Castilho.
Criação: Marcelo Felicio, Alexandre Tommasi e Monica Tommasi.
Atendimento: Carla Sá, Daniela Farina e Patricia Doliveira.
Produção Globo: Jaqueline Couto, Fernanda Ribeiro, Milaine Almeida e Thais Soares.
Produtora: La Casa de la madre.
Direção: Jorge Brivilati.
Direção de fotografia: Bruno Tiezzi.
Produção Executiva: Renata Martins e Monica Branco.
Montagem: Tiago Feliciano.
Montagem Globo: Marcio Vieira e Rafael Fernandes.
Pós-produção e finalização: André Carvalho
Produtora de som: Enoise.
Locução: Rodrigo Mendes.